Bom dia!
Achei maravilhoso recordar a infância.
Era a única menina, tenho dois irmãos e tinha vários vizinhos da mesma idade, todos meninos. Brincávamos de diversas coisas, mas nunca eram brinquedos, mas lembro-me que a bolinha de gude era um jogo que me intrigava, pois era necessário precisão e raciocínio. Isso levei para a vida!
Um dos vários objetos da infância que me intrigavam era o cubo mágico.
Mais tarde, quando comecei meus meus estudos em programação, retomei a curiosidade sobre como resolver o cubo mágico.
Muito tempo e muitas frustrações depois, eu aprendi como o resolvê-lo de maneira simples. Entendi como um grande problema pode ser resolvido como pequenos problemas.
Minha lembrança de infância mais marcante é meu Forte Apache e os soldadinhos e animais no qual eu passava horas sentado no chão da sala ou na grama do pátio criando histórias e aventuras, ou então desenhando essas aventuras no caderno e fazendo com a boca a sonoplastia e diálogos ao mesmo tempo que desenhava.
Eu penso que um objeto que me fascinava na minha infância foi a chamada vitrolinha (que aqui no Maranhão o povo também chamava de radiolinha), o toca-discos miudinho. Ele me encantava por causa do movimento de rotação - eu amava ver o tempo que o disquinho rodava. Eu sou boa de ritmo. Acredito que dançar é uma facilidade que tenho. Consigo acompanhar coreografia e movimento sincronizado se me puser a fazer isso. E também ganhei facilidade em ler em voz alta desde criança.
Eu tive pasta de Papel de Carta. Acho que ajudava a gente a organizar, hierarquizar os papeis conforme o valor que a gente - e a turminha - atribuía: dos mais raros aos mais populares. =)
Eita, brinquei muito com bonequinhas de papel! Viajei no tempo.
Não lembro muita coisa da minha infância, as poucas lembranças são da época em que fazia roupinhas para minha boneca. Meus avós trabalhavam com costura e eu ficava observando e querendo aprender…rssss …pegava os retalhos de tecidos para fazer as roupinhas de boneca!
É tão bom relembrar os bons momentos da infância.
O que mais me marcou foi a leitura! Minha mãe comprava alguns livros para mim eu eu amava, pois isso mexia muito com a minha criatividade e imaginação.
Ainda tenho alguns livros da minha infância e a minha própria biblioteca. Também incentivo bastante o meu filho no mundo mágico da leitura.
Além disso, eu amava meu gravador infantil de fita cassete. Eu gravava as músicas dos animes que assistia, imaginava que eu era repórter e fazia entrevista com todos os meus parentes. Era muito divertido.
Não me lembro de um objeto específico. Gostava muito de brincar com meu irmão de bola de gude e com meu primo de contar histórias. Sempre inventávamos histórias de dois espiões em missões e acredito que isso tenha estimulado muito minha criatividade. A capacidade de criar histórias e enredos.
Boa tarde, meu nome é Claudia. Quando penso em objeto da minha infância vem a minha cabeça:
- bonecas de papel
- Jogos de tabuleiro, por exemplo Ludo
- quebra-cabeças
- livros
Eu demorei para aprender a falar, e desenvolvi um dialeto com a minha mãe, e quando ela não entendia, eu usava carta de tarot para me comunicar, isso antes dos 4 anos, depois que comecei a falar as cartas continuaram sendo minhas amigas, lia elas e sempre acertava as previsões, desde criança.
Um violão, um milho, qualquer objeto virava brinquedo e com todos aprendi, pois o brinquedo me deu segurança em seguir meu caminho.
Acho que não tive algo específico, não consigo pensar em algo como foi o caso dado como exemplo.
Eu demorei para falar sobre minha infância… procurava na memória o que eu vivi. Me lembro com perfeição alguns detalhes, que não foram marcados por brinquedos, já que minha família era muito pobre e não tinha dinheiro nem para a comida, mas marcados por pequenas histórias que meu pai contava. Sou a filha mais velha de 4 irmãs e na comunidade (zona rural) onde eu vivi assim que nascia o segundo filho o primeiro deixava de ser criança. Então… deixei de ser criança com apenas um ano. Tenho fortes lembranças da frente da minha casa onde na maioria das tarde estendíamos uma coberta no gramado e sentávamos para meu pai contar histórias. A que eu mais gostava era da Chapeuzinho Vermelho. Lembro-me também que adorávamos ver meu pai andar de ponta cabeça (Plantar bananeira). Outro fato que me lembro é quando fui para a escola a primeira vez. Não sei se posso dizer que era uma escola, mas algo que queríamos que fosse. A gente estudava dentro de uma Tuiá (depósito de alimentos das pessoas que moram na zona rural). Não havia nem mesas nem cadeiras, improvisaram uma bancada com tábuas e tijolos.
Esse é o objeto da minha infância. Uma paixão para poder tocar as nuvens e saber se eram molhadas mesmo. E como um simples papel de jornal podia ser tão forte a ponto de pedir 40m de linha??? Criar construir era melhor ainda: a precariedade me deu a total noção do quanto pode-se atingir objetivos com poucos recursos, basta atitude e olhar ao redor. Ampliei minha visão com certeza!!! Muito de meu mágico e inspirador pai (meu maior Educador) presente nesta memória afetiva!!!
Nossa, vc me fez relembrar o quanto de imaginação pousava nas atividades de modelar!!!
Que riqueza ler as experiências das demais pessoas no fórum! Amando!
Os objetos que marcaram minha infância foram as peças de Lego que eu usava para construir casas de vários andares. Usava personagens de quadrinhos parar serem os personagens das brincadeiras.
Além disso, usaa caixas de jogos como mesas de escola para meus bichinhos de pelúcia. Nessa época, eu já era professora!
Ah! A infância!
Minha infância foi muito legal! Brinquei muito na rua, com os primos com os amigos e em casa.
Sempre fui muito criativa em minhas brincadeiras tive de tudo!
Brincadeira de casinha, cabaninha com os primos e irmãos.
No sítio, na terra, andar na chuva…existe coisa mais gostosa? Que correr na chuva !
Bolinho de terra, andar de bicicleta, jogar vôlei na rua.
Adorava meu Topo Gigio! Kkk
Brinquei muito mesmo se for falar tudo fico escrevendo até amanhã!
Olá!
Visualizei as respostas anteriores e muitas delas falam de algo relacionado a minha infância também. O objeto que me vem a mente com mais precisão é o livro “Território dos Bravos”, bem velhinho e que li a luz de velas e com todos cuidado, brincando e imaginando que eu era uma historiadora. Se tivesse ao alcance teria usado pinça e luvas para virar as página. Esse livro não está mais em minha casa, deve ter ido em alguma doação.
Disponível em: amazon.com. Acesso em: 24 abr.2022
Não sei se tenho um objeto da infância que me influenciou na aprendizagem ao longo da vida, mas sempre gostei muito de esportes, na infância joguei futebol, como o Brasil é o país do futebol, podemos dizer assim, a partir do futebol, sendo a bola o objeto, aprendi um pouco a trabalhar em equipe, no processo coletivo de jogar futebol. Continuei praticando esportes durante a vida e de certo modo eles influenciaram muito no modo de aprender a conviver em sociedade.
@Luciarathmann que interessante, cartas de tarot…
@Lucimara_yazigi que legal… chamamos de pipa ou papagaio aqui na região…não sabia que era possível fazer com jornal…sempre usávamos um papel mais fino…interessante!