[Reflexão 6] "Eu costumava pensar... Agora penso..."

Estamos curiosos para saber como suas ideias evoluíram, baseadas nas atividades e discussões do curso.

Uma forma de refletir sobre sua jornada LCL é completar esta frase:

Eu costumava pensar… Agora eu penso…

Complementando o “complete a frase”, compartilhe sua reflexão:

  • O que em sua jornada contribuiu para a evolução do seu pensamento?
  • Como isso pode contribuir para o seu trabalho?

Eu costumava pensar, em alguns momentos, que não era esse o caminho para uma aprendizagem efetiva, que pequenas atitudes e adaptações não eram atividades criativas, muitas vezes até cheguei a pensar que estava viajando em relação a algumas atividades e que não deveria fazer de tal maneira.

Com o andamento do curso, os textos baixados para leitura e principalmente a interação e leitura dos fórum me senti ‘pertencente’ a essa rede de professores que buscam a cada dia melhorar a experiência de aprendizagem dos alunos.

Agora eu penso que sim, esse é o caminho e não estou sozinha, há pessoas no mundo fazendo com que os alunos sejam participantes e protagonistas do conhecimento!

1 Like

Acredito que a escola deve preparar os alunos desenvolvendo as habilidades e competências.
A integração do LCL e dos 4P’s nas práticas de aprendizagem abriu novos horizontes , com novas estratégias para serem desenvolvidas com os alunos.

Creio que a aprendizagem deva fazer parte do nosso trabalho cotidiano e com esse curso dos 4Ps, novos pensamentos, estratégias foram compartilhadas e ajudaram em nossa evolução pessoal e profissional.

Eu costumava pensar, que o pensar brincando não era o caminho para uma aprendizagem efetiva, que pequenas atitudes e adaptações não eram atividades criativas, que para que a criança aprenda, era somente por teorias e seriações da mesma atividade.

Com o andamento e interação no fórum me senti ‘pertencente’ a essa rede de professores que buscam a cada dia melhorar a experiência de aprendizagem dos alunos, brincando e se divertindo.

Agora eu penso que sim, esse é o caminho e não estou sozinha, há pessoas no mundo fazendo com que os alunos sejam participantes e protagonistas do conhecimento, mostrando que aprender vai além de sentar na carteira e copiar algo que está na lousa. Aprender é tudo. Aprender é ser.

Eu costumava pensar que nunca conseguiria trazer este brincar criativo, apaixonante e livre para a sala de aula, mas agora vi que é possível e que eu já fazia isso sem me dar conta. Por isso me sinto mais segura nas atividades que ofereço às crianças em sala. Precisaria apenas propor rodas para que eles compartilhem e colaborem com o projeto de outro colega. Para que eu possa contribuir ainda mais seria interessante trazer para a sala materiais diferentes e diversos para que as crianças criem cada vez mais.

Gostei muito de participar dessa jornada no LCL, mudei muito minha percepção em relação a aprendizagem criativa, confesso que tinha uma certo receio e parecia só mais uma teoria infundada, porém ao longo das semanas e com algumas práticas eu puder perceber o quanto o incentivo a criatividade é importante, não apenas para mim em minha prática educativa, mas na forma como posso incentivar meu alunos a uma criatividade mais aberta dinâmica e simplesmente focada em fazer.

Continuarei estudando mais a respeito, pois me interessei muito pelo tema ao mesmo tempo que desenvolverei atividades para meus alunos que incentivem esta criatividade aberta, inclusive utilizando os 4Ps. Apesar de não ter conseguido executar todas as atividades nos fóruns, eu particularmente andei fazendo alguns experimentos pessoais e deixando as coisas simplesmente fluirem sem exigir resultados perfeitos, acredito que esse experimento pessoal e os próximos que farei me ajudará a orientar melhor meus alunos.

Posso dizer com toda certeza que gostei muito da experiência de aprendizagem. Obrigado a todos que traduziram os materiais, pois isso facilitou muito meus estudos. Muito obrigado e abraços a todos da equipe LCL e Rede Aprendizagem Criativa.

Boa tarde! É difícil a gente não aprender algo novo que se deva levar para a vida toda neste curso, com tantas coisas novas e tantas ideias para se pensar. Meu primeiro olhar está voltado para mim mesma, pela falta de criatividade que me vi passar. Vi várias outras possibilidades e me peguei a pensar “porque não pensei assim”. O que realmente percebi é que preciso me tornar uma pessoa cada dia mais criativa para ensinar meus alunos serem criativos. Isso me fez pensar! “Podemos ensinar criatividade”. Outra situação e a troca de experiências entre pares é algo que ainda me assusta (não entendo o medo), mas tenho medo das minha trocas. Sei quanto é importante o trabalho e colaboração entre pares (alunos) e sempre tenho proposto isso em minhas aulas. Porém ainda não tenho total domínio dessa habilidade.

1 Like

Eu costumava pensar… Que eu não seria capaz de aprender e/ou aplicar os conceitos com meus alunos.

Agora eu penso… Que sou capaz sim, pois acabamos utilizando o conceito dos 4 P’s sem saber que estamos fazendo isso.

  • O que em sua jornada contribuiu para a evolução do seu pensamento? Compreender o que cada um representa e me aventurar a fuçar/ aprender as coisas.

  • Como isso pode contribuir para o seu trabalho? Nossa, contribuiu e muito, grata por fazer parte desse curso!

Verdade @Deedmpilares eu também já me senti assim, uma ilha, achando que estava ficando louca, indo em direções, muitas vezes, opostas, mas nada que a partilha e os novos conhecimentos não nos liberte né :wink: ?Agora sabemos que não estamos sozinhos e que juntos somos mais forte! :kissing_heart:

Que bacana sua reflexão, @telmaconti ! De fatoso, todos os dias estamos aprendendo! E está aí a beleza da vida, aprendermos a cada dia :smiley: Vamos juntos nessa busca por novos conhecimentos e obrigada por sempre partilhar os seus com a gente! :kissing_heart:

1 Like

Eu costumava pensar que a proposta das escolas criativas era interessante, mas agora eu penso que são SUPER interessante!! Os alunos aprendem brincando! O aprendizado se torna leve e desafiador!

1 Like

Eu costumava achar que as metodologias eram estáticas e o ensino era dado apenas pelo professor mas agora acho que todos estamos aprendendo o tempo todo, e é importante respeitar a individualidade e o tempo de cada aluno, oferecendo diferentes metodologias para que os alunos se sintam motivados a se desafiarem e aprenderem.

1 Like

Eu costumava pensar, em alguns momentos , ser complicado trabalhar com as atividades criativas, que estaria , perdendo tempo importante em relação ao conteúdo a ser desenvolvido.
Hoje eu acredito ser viável trabalhar intercalando as atividades em conjunto com o conteúdo deixando - o mais prazeroso.
Acredito também ser muito importante, trabalhar com as crianças desde as séries iniciais, tornando suas práticas em seu cotidiano.

1 Like