[Atividade 5] Pense brincando!

Nesta semana nós encorajamos você a reservar algum tempo para brincar, explorar livre e criativamente alguma coisa:

  • Escolha um material ou tecnologia para experimentar divertidamente;
  • Descreva e compartilhe uma foto ou vídeo daquilo que você explorou;
  • Reflita em seu processo de “pensar brincando” ( tinkering ).

Aqui estão algumas perguntas para guiar suas reflexões:

  • Com o que você pensou brincando? Você tentou algo novo ou diferente?
  • O que você notou? O que você pode querer tentar da próxima vez?

Para saber mais sobre o brincar na aprendizagem criativa, conheça a campanha Aprendizagem Criativa em Casa acessando aprendizagemcriativaemcasa.org :kite: :art: :performing_arts:

1 Like

Escolhi uma atividade desplugada, para contar uma história através de comandos. Pensei em personagens, cenário, falas e comandos para colocar nos blocos condicionais e fui imaginando o que queria representar , transmitir com a história. Essa brincadeira de deixar a mente livre para pensar e ir testando possibilidades do fazer, sem pressão, divertidamente foi muito prazerosa. Depois de organizar no papel fui para o Scratch, para transformar em uma animação a minha ideia e lá continueis explorando a plataforma interativa, me dei conta de tantas outras ideias, podiam surgir, mais possibilidades e inspirações iam saindo de minha cabeça e passando para os blocos para resolver, criar e montar minha história, no espaço. É por que foi para lá que levei meu imaginário. Percebi que podemos ir sempre mais em nossas aprendizagens quando estamos motivados, a descobrir um mundo novo, novas possibilidades, a desvendar mistérios, problemas , a pensar em soluções e ir sempre mais na busca do conhecimento.

Gente, parece até clichê, mas ao iniciar a exploração no Scratch, fui tomada por uma paixão e hoje me aventuro nas construções diversas…
Iniciei um jogo para desenvolver os sons das letras, e isso foi algo que fiz “brincando”, pois me senti super animada ao ver todos os comandos que eu não conhecia e que, a partir deles, consegui construir as propostas.
Sem dúvida, o pensar brincando desenvolve inúmeras possibilidades!

1 Like

A Escola Angelo Bizzo está criando um jogo para a alfabetização com base na cantiga " BORBOLETINHA".

A Equipe está produzindo um jogo com a cantiga “Borboletinha” para o 2º ano.

Boa noite!
Durante essa semana trabalhei com meus alunos do (2° ano ) o jogo Nunca Dez. Foi uma atividade onde eles ficaram interessados , concentrados e não queriam mais parar de jogar…Tenho certeza que conseguiram aprender brincando.





1 Like

Olá galerinha!
A tecnologia que escolhi para esta atividade novamente é o Scratch!
Cada vez mais estou me familiarizando e gostando dessa programação!
Começou de uma brincadeira, virou um curso e a partir do compartilhamento com algumas amigas surgiram várias ideias!

Estou compartilhando algumas fotos:

  • Último Scratch criado (acerte as cores em inglês).
  • Trabalho com 1ª letra do meu nome - remix usado de um aluno de um 5º ano do Brasil.
  • Uma foto de cards como inspiração para trabalhar o nome de uma forma divertida.

E associando o brincar com o aprender surgiu uma ideia!
No último dia 18/05, tivemos na SEDUC Jaguariúna uma formação voltada para o trabalho com o nome da criança, alfabetizar a partir do nome.
Juntando com a Campanha Rbac Scratch 2022 “Ondas de Gentileza” vamos começar um projeto chamado 3ª de Gentileza com um voluntário programador ensinando scratch em duas escolas de Jaguariúna para alunos dos 5º anos.
E a 1ª aula iniciaremos com exploração da ferramenta e a criação a partir de nomes, vamos lá para essa nova experiência! Bora brincar e aprender!


Anime Seu nome

Boa noite! “Brincar… Será que temos tempo para brincar” esse foi meu primeiro pensamento. No decorrer da última semana minha filha participou de uma olímpiada de astronomia, onde ela construiu um foguete de garrafas PET. Me peguei ajudando na construção, no início foi mais para ajudar sem alegria do brincar, mas tudo mudou para uma brincadeira. Minha filha envolveu toda a família e aí foi só risada e brincadeira com os testes de lançamentos. Ele fazia vários vídeo e postava no grupo da família. Eu percebi que foi uma brincadeira divertida em que ela aprendeu bastante.


Fizemos uma brincadeira em forma de acróstico com a palavra Solidariedade e os alunos do 6º ano foram conversar com os anos iniciais, sobre ser solidário.

Na intenção de conhecer mais o Scratch, suas possibilidades e ferramentas, o meu pensar brincando foi explorando alguns jogos e animações da plataforma, entre eles esse mostrado abaixo que consegui evoluir de 0 a mais de 100 pontos rs

image

Bom dia!
Nessa semana trabalhamos uma atividade desplugada, ouvimos e cantamos a música da Xuxa: Dirigindo meu carro, e realizamos as atividades de alfabetização (consciência fonológica - explorando a letra B ) e depois colocamos as mãos na massa, construindo os carrinhos com caixas de papelão e materiais recicláveis, as crianças aprenderam e se divertiram!!

Bom dia!
Nessa semana trabalhamos uma atividade desplugada, ouvimos e cantamos a música da Xuxa: Dirigindo meu carro, e realizamos as atividades de alfabetização (consciência fonológica - explorando a letra B ) e depois colocamos as mãos na massa, construindo os carrinhos com caixas de papelão e materiais recicláveis, as crianças aprenderam brincando!!

Escolhi trabalhar “brincar” com papel, cola, tesoura, lápis de cor e canetas coloridas. Este material é muito utilizado pelos alunos em sala para brincar e criar. Gosto de oferecer às crianças um boneco/boneca de papel para que eles possam criar roupinhas e acessórios e fazer trocas. Isto favorece a compreensão deles em situações problema de análise combinatória. Mas eles gostam também de fazer outras criações complementares. Eu acabo me divertindo bastante com eles. Esta ideia também pode se ampliar com os carros, onde eles podem criar acessórios diversos. Nesta atividade, os alunos precisam pensar bastante, pois pensam em ideias diferentes, precisam fazer e refazer suas criações para que fique como desejam, no tamanho que desejam e que “prenda” atrás da boneca. Quando iniciam eles ficam sem entender o mecanismo de “brincar”, mas depois de experimentar bastante, acabam curtindo muito esta forma diferente de diversão. Tanto meninos, como as meninas se entretêm e se divertem com suas criações.



1 Like

Brincando com os sons possíveis, resolvi transmitir uma mensagem para o mundo em geral, dadas as situações complicadas que se estão a passar nos dias de hoje,
Escolhi o tema espaço porque desta forma, a mensagem é enviada por algo que está fora deste contexto e que está a ser visto por outros seres não humanos.
Espero que gostem.

https://scratch.mit.edu/projects/698134273

2 Likes

Essa semana foi interessante… precisava entregar alguns trabalhos para os quais precisava utilizar o excel e o Jambord de maneiras que eu não sabia… Resolvi começar explorando opções entre os comandos, sem saber ao certo como chegar ao produto… O formato dele foi surgindo aos poucos, pelas sugestões que o próprio programa de trazia… essa inversão foi muito legal, porque não vivi o stress de enfrentar o sistema, deixei que ele me guiasse, ou quase…

1 Like

Decidi explorar o papel inspirada por meus alunos, tanto do 1º quanto do 5º ano. É muito curioso como crianças de idades tão diferentes explorem tanto este material. Os menores aproveitam as sobras de atividades de recorte, ou seja, pedaços pequenos. Com muita criatividade, juntam e constroem várias coisas.
Os maiores gostam de pegar folhas inteiras e dobrarem para fazer suas construções. Foi pensando nisso que escolhi o papel para explorar.
Eu tentei formar animais de papel. Confesso que os resultados não me foram muito satisfatórios, porém foi bastante interessante tentar pensar como eles pensam e tentar criar coisas estruturadas utilizando papel e cola.
Notei que é um trabalho que demanda atenção, cuidado e paciência, pois não é um material que crie estruturas naturalmente. É preciso pensar bem na forma de dobrar e colar para dar forma ao que estamos pensando. E já estou planejado atividades para explorar mais essas construções em aula :smiley:

Enviando: WhatsApp Image 2022-06-06 at 17.04.27.jpeg…

1 Like

Nessa semana a turminha do 2º ano, brincou de bingo. Adoraram, se divertiram, todos estavam muito interessados, muito concentrados, na escuta dos números. O resultado foi muito bom, aprenderam brincando!!!
image

image

Olá!

Para brincar e aprender, me aventurei no ScratchJr e Scratch para fazer aquele jogo do dinossauro (quando não tem internet).

Busquei inspirações e montei meu jogo, vou compartilhar com vocês!

https://scratch.mit.edu/projects/702692091

Escolhi o Scratch para me divertir!!
E resolvi criar algo bem aleatório…e o resultado foi super legal!! Eu amei

Segue abaixo minha "brincadeira!
https://scratch.mit.edu/projects/710309406

1 Like

Algo que quando era pequeno gostava muito e na correria do dia-a-dia acabei deixando de lado foi o brincar de montar quebras-cabeças, a atividade de pensar brincando me motivou a voltar com o hobby e no último final de semana finalizei uma montagem! rs!