[Reflexão 1] Escolha um P

Nesta semana vamos refletir sobre as idéias centrais do curso, brincando com os 4 Ps da aprendizagem criativa.

Por qual dos 4 Ps (Projetos, Paixão, Pares e Pensar brincando) você se interessa mais e por quê?

Escolha um dos Ps e compartilhe sua reflexão conosco respondendo a esta mensagem.

Estamos curiosos para conhecer suas ideias!
Equipe LCL

3 Likes

Certamente o “P” que mais me chama atenção é o PLAY!
O pensar brincando, a ludicidade e a diversão são, ao meus olhos, grandes ferramentas para aprender sem sentir que está aprendendo.
Sempre uso uma frase do Alvaro Lajes para exemplificar isso.
Ele diz: “Divertido não é o contrário de sério, divertido é o contrário de chato!”

6 Likes

Olá a todos!

O Pensar brincando é claramente a especificidade que mais me traz encantamento. Por consequência da criação de um ambiente propício ao estímulo da criatividade, da imaginação e da colaboração, assim, despertando o interesse dos estudantes de forma plena e global.

4 Likes

A meu ver, “Pensar brincando”, porque as aprendizagens lúdicas e sem imposições são sempre mais positivas. Tenho alunos com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos e dou aulas de programação através do “Scratch”. Sem dúvida, que para estes alunos, as suas atitudes quando se apresentam na sala, não são de quem vai aprender, mas sim de brincadeira e experiências. Não têm da noção da quantidade de aprendizagens que adquirem num ambiente descontraído e lúdico.

4 Likes

Eu confesso que gosto de todos! Mas a possibilidade de Pensar brincando me encanta muito justamente por ter a imaginação e a criatividade como uma engrenagem para aprender.

5 Likes

Uma pergunta difícil de responder, porque para mim, os 4 Ps eles são um conjunto. Vou ficar com a Paixão, pois quando temos Paixão no que fazemos, acredito que as crianças conseguem se identificar e se envolver mais, assim conseguimos o Pensar brincando, Projetos e Pares se entrelaçando em minha maior Paixão que é ser professora mediadora do conehcimento.

4 Likes

Adoro a todos os 4 Ps e as grandes possibilidades que temos no pensar em projetos em pares, pensar brincando, envolver, integrar, refletir e encantar os alunos em atividades que proporcionem o protagonismo do aluno . Mas acredito que o P de paixão me identifico muitooooo, pois com paixão, brilho nos olhos, vontade e motivação em desenvolver, envolver e transformar vidas, nosso trabalho se torna apaixonante e apaixonado e as aprendizagens muito mais significativas.

3 Likes

Meu favorito é o Pensar Brincando. Gosto de observar como os alunos se conectam com conhecimentos diversos a partir de jogos e brincadeiras sempre de forma muito orgânica e natural, e gosto ainda mais de envolvê-lo numa reflexão sobre o que a brincadeira nos ajuda a entender.

3 Likes

Paixão! Sem paixão não há interesse, movimento ou curiosidade. Estar apaixonado é não ver o tempo passar e sentir saudade quando estamos longe do objeto da paixão. Aprendemos pela paixão também!

3 Likes

Vejo que cada “P” se completa, portanto, todos são essenciais para uma aprendizagem efetiva. No entanto, não consigo visualizar uma importância maior que o P de “Paixão” :heart:, uma vez que, quando gostamos, nos interessamos e estamos apaixonados pelo aprender ou pelo projeto, tudo se torna mais fácil, claro e motivador!

4 Likes

Bem, difícil escolher um só… O que vem primeiro, o ovo ou a galinha???
Mas, o P de Project me chama muito a atenção, é a origem do meu movimento e fica melhor quando penso no P de Peers… com projeto e pares, nada como pensar brincando… a paixão é o que sustenta a atividade e é alimentada por ela.
Gostei muito do trecho do texto de Papert:
Criatividade é um processo social, no qual as pessoas colaboram, compartilham e constroem, a partir do trabalho uma das outras!
Incrível, não?

3 Likes

Entre os 4 Ps, o que mais chama a atenção para mim é o Pensar Brincando, pois faz parte do universo infantil , as crianças pensam em brincar o tempo todo e podemos instigá-los a aprender ao mesmo tempo que brincamos, com conteúdos significativos.

4 Likes

Olá pessoal!!

Os 4Ps são incríveis, mas o que mais me move é PLAY (pensar brincando). Quando pensamos brincando entramos no flow, em um universo paralelo em que tudo faz sentido. O aprendizado, as conversas, as conexões se tornam mais seguras e o aprendizado flui de uma maneira inexplicável.

3 Likes

Oi gente! Eu acho que não tenho um “P” fixo, por vezes vou trocando um pelo outro.
No momento estou no P de PARES, acho incrível as diferentes formas que os alunos tem de se relacionar com este tipo de organização, muita coisa trazida pelo distanciamento da pandemia, é resolvida dessa forma. Pares também com os colegas de trabalho, trocando muitas ideias, dificuldades, projetos e a vida cotidiana também. Boa noite!

4 Likes

Todos são muito importantes, entretanto cada um em sua especificidade usamos para um determinado momento. Um se sobrepõe aos outros, e que deve estar em todos: é a Paixão, porque sem ela não conseguimos apresentar nenhum dos outros três com eficiência e qualidade.

6 Likes

Os 4 “P” são muito importantes. Mas acredito muito que o “P” de pares é o que mais importa. Como educadores precisamos viver a aprendizagem por pares para poder realmente desenvolver um trabalho significativo. Aprender em comunidade muda nossa visão de mundo. Quando o professor aprender a aprender com seus pares tudo se torna Paixão, tudo se torna Projetos e tudo se torna divertido.

6 Likes

Todos os P’s tem sua beleza e importância. Eu sou movida pelo “P” da Paixão. Meus olhos brilham quando vou compartilhar algo que criei ou quando ensino algo que aprendi. É uma explosão de alegria. Sou uma eterna e apaixonada aprendiz. :heart_eyes_cat::gift_heart::smiling_face_with_three_hearts:

3 Likes

A paixão e a conexão com o conteúdo que estamos aprendendo/criando aumentam o prazer de novas descobertas e perspectivas.

3 Likes

Uma pergunta difícil de responder, contudo o APRENDER BRINCANDO me fascina.

5 Likes

Paixão!!! É o que me move, me faz acreditar no que faço, me traz esperança de uma educação diferente. Com paixão o restante flui.

6 Likes