[Reflexão 2] Pensando sobre Projetos

Pense sobre o vídeo, leituras, atividades ou discussões desta semana.

Qual é a [ideia, citação, pergunta, palavra, …]
que você achou [intrigante, provocativa, inspiradora, …]
e como você se relaciona com ela como um [aprendiz, educador, designer, ser humano, …]?

Escolha seu próprio caminho de reflexão, e compartilhe seus pensamentos respondendo a este post!

2 Likes

Aprender sempre!!!

3 Likes

Aprender brincando!!!

2 Likes

Assisti o Tedx Talk do Mitch Resnick que deu em 2012. Ele falou uma coisa que acho que não está certo agora. Ele falou que não todas as crianças vão se tornar em programadores. Só que agora em 2022 acho que mudou um pouco né. Agora muitos provavelmente vão se tornar programadores.

Temos que ter cuidado em não colocar programação sobre às artes só porque programação é mais “útil.” O bom é que Scratch está muito ligado pelas artes. Dá para fazer muitos projetos artisticos. Isso é uma das coisas mais legais do Scratch.

Se alguém quer colaborar no Scratch estou feliz de ajudar. Meu nome de usuário é sfilipp1

2 Likes

Para mim a parte mais intrigante veio da reflexão sobre o nome lifelong kindergarten e da leitura do texto.
Temos um ditado popular na minha cidade que é: “A escola que me estragou, eu entrei bom.”, me veio a mente essa ideia de que as crianças entram chegam cheias de criatividades e energia querendo fazer a diferença e conforme o tempo passa, vamos gradativamente perdendo a magia no olhar.
Como educador não penso que caiba a mim tirar a magia dos alunos, penso que caiba a mim dar meios aos alunos de alcançarem algo novo.

3 Likes

Os quatro P’s… Acredito que não só na aprendizagem criativa, mas podemos incluí-los em vários momentos na escola.

5 Likes

Sempre gosto de ler pelo menos a parte inicial ou dar uma olhada nas atividades complementares, pois assim a gente se aprofunda ou percebe que ali não nada mais a aprender.
Quando comecei a ler “A Máquina das Crianças Repensado a Escola na era da Informática” de Seymour Papert (Tradução: Sandrá Costa), já de início adorei a leitura por falar sobre as ciências, e principalmente a matemática. Ao desenrolar da leitura foi pega por uma citação de um provérbio africano (particularmente eu amo provérbios) “Se um homem tem fome, você pode dar-lhe um peixe, mas é melhor dar-lhe a vara e ensiná-lo a pescar”. Nada faz tão sentido como este provérbio na ação de criar.
No texto intitulado “Instrucionismo versus Construcionismo” o autor faz uma análise ao que realmente podemos relacionar a trabalho concreto, realmente construído pela criança e aquele “instrucionalizado” que muitas vezes direcionamos e não percebemos quanto podemos aprender com as crianças em suas observações e devolutivas.

3 Likes

Boa noite, @Jan1! Partilho dessa ideia “A escola que me estragou” ainda estamos muito parados no tempo. Quanta coisa nova no mundo, até pandemias. Porém a escola continua a mesma. Falo de escola não só o espaço físico, mas todos que fazem parte da educação e comunidade escolar.

4 Likes

Uma das coisas que me inspiram é a constante mudança que a espiral criativa nos proporciona. “Interagir e recriar” precisam se melhor pensadas e trabalhadas, Não apenas no contexto escolar, mas também (talvez principalmente!) no contexto social.
Uma sociedade que ao interagir repensa suas ações e pensamentos é uma sociedade que pensará de forma mais igualitária.

2 Likes

Eu adoro aprender sempre!!! Gosto de compartilhar, vivenciar e também repassar o conhecimento, por isso a educação! É um ciclo, aprendendo e ensinando sempre!
Ninguém é tão grande que não possa aprender e nem tão pequeno que não possa ensinar. Esopo

4 Likes

Boa tarde!
Estamos sempre em constante evolução e aprendizado, e nada melhor do que aprender coisas novas brincando, de maneira lúdica ou que traga prazer em aprender, em interação com outros. Precisamos sempre estar abertos a novos aprendizados, sejam eles bons ou não, dessa maneira aprendemos e ensinamos, pois sempre deixamos um pouco de nós ao compartilhar conhecimento com outros.

4 Likes

Pertencimento. Me encontrei.

2 Likes

Bom dia!
Eu acho que os 4 p’s são as minhas fontes de inspiração para com as aulas e já dizem tudo !
Fazer com que cada projeto ensine algo e faça refletir no que aprendeu. Valeu todo o esforço!

2 Likes

Iniciei a semana com a provocação da fala do Obama, citada no texto do livro “Jardim de Infância para toda a vida : “Foram as pessoas que arriscam, que fazem, que
criam coisas — algumas reconhecidas, mas normalmente homens e mulheres cujo trabalho é
invisível — que têm nos carregado no longo e tortuoso caminho rumo à prosperidade e à
liberdade”.
E como isso é verdade! Quantas pessoas, no decorrer da história, fizeram mudanças positivas e auxiliaram a sociedade com suas ideias, invenções e aprendizados…
Me fez recordar da fala de Rubem Alves: […] Foi assim que se construiu a ciência: […] pela ousadia dos que sonham.”
E hoje, acrescentaria: “Pela ousadia dos que se permitem pensar diferente e que buscam estratégias para que a sociedade permaneça em evolução e movimento.”

6 Likes

@Telma! Muito bem colocado, como faz sentido a ação de criar. Também acredito que podemos aprender com essa prática, pois, além de se tornar significativo, também abre às diversas possibilidades de reflexões no momento da criação e desenvolvimento do projeto.

4 Likes

@FRANCIELI e @roacbertoni, amei a reflexão…o quanto a interação entre os pares é importante para que o processo de aprendizagem seja uma via de duas mãos - aprender e ensinar/ensinar e aprender. E o quanto que o crescimento em meio dos pares é maior e mais prazeroso…

4 Likes

Valeu Vi, obrigada pela devoltutiva!

1 Like

Achei muito inspirador pensar sobre trabalhar com projetos e como isso desenvolve diversas habilidades nas pessoas, muito além do conteúdo a ser aprendido. Habilidades que serão necessárias para a vida e seu sucesso/felicidade nas relações de trabalho e pessoais.

5 Likes

Aprender brincando, sem dúvida é muito inspirador.
Construir o aprendizado de forma lúdica e significativa, traz uma abordagem sólida e gratificante tanto para quem ensina como para quem aprende.

4 Likes

Neste momento, a ideia que mais me chamou a atenção foi a do “Desenvolvendo seu pensamento”. Certamente tudo o que foi lido é importante, mas me identifiquei com este tema, pois embora vivemos hoje em uma democracia, ainda vejo muitas formas de se tentar moldar o pensamento do ser humano através de propagandas ou orientações falsas de pessoas que se acham sábias. Daí é muito importante desenvolver nas crianças e jovens o livre pensar, pois é isto que permite que percebamos quem somos, e que somos diferente do outro.

3 Likes