Olá! Tenho uma turma de quarto ano do Ensino Fundamental. Leio diariamente para meus alunos, abordando os diferentes gêneros textuais, com o objetivo de estimular o hábito leitor. Então, nesse segundo bimestre, além de continuar lendo, convidei-os a ler para os amigos e professora, ou seja, compartilhar seus livros preferidos (pertencentes ao acervo de livros da sala de aula) ou mesmo algum de seu próprio acervo. A ideia tem dado certo. Fizemos uma escala de leituras e cada dia, um aluno lê para a turma. Já ouvimos leitura de contos, literatura infantil de diferentes autores, adivinhas, curiosidades… E o mais bacana é ver que após a leitura, eles pedem emprestado o livro ou vão até a estante, onde ficam os mesmos e retiram para uma nova leitura. Tenho gostado bastante do resultado e espero com esse projeto, incentivar o prazer e o gosto pela leitura, pois ler é viajar, sonhar, conhecer, brincar, imaginar… “É preciso que a leitura seja um ato de amor” (Paulo Freire).
PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Projetar e executar um Projeto sobre alimentação saudável deve ser mais que uma ação para satisfazer uma necessidade curricular. Precisa e deve mudar vidas e hábitos, agregar valores ao espaço escolar.
Tem como objetivo orientar os alunos sobre a importância da ingestão de alimentos que promovam desenvolvimento e manutenção da saúde, incentivando o consumo da merenda equilibrada e evitando o desperdício de alimentos. O projeto atinge alunos do Ensino Fundamental, através da conscientização de uma alimentação saudável, tendo em vista que a escola é o meio de informação dessa comunidade onde a construção de hábitos alimentares saudáveis e reaproveitamento de alimentos e de grande importância.
Foi trabalhado com a turminha do 1º ano a parlenda “Suco gelado”, abrangendo as disciplinas :Língua Portuguesa e Matemática, através de diversas atividades e tendo como produto final, o delicioso suco, que fez muito sucesso!
Brincar é muito mais do que um momento divertido e de descontração. O aprender brincando, a criança aprende a se comunicar, descobre o mundo a sua volta e a si mesmo, desenvolve a imaginação e diversas habilidades. É mais do que um momento divertido, pois a criança, explora , se diverte, ganha o mundo!!
@maria.milani.goncalv Adorei! Que legal! Como é bom ver nossos alunos construindo conexões e aprendendo.
Olá tudo bem? Essa semana nossa escola iniciou com projeto utilizando notboos e apresentando a programação em blocos com o Scratch para os alunos do 3 ao 5 ano do Fundamental 1(idades de 8 a 10 anos). Foi uma novidade que eles adoraram… O projeto está começando mas já deu para perceber como as crianças aprendem fácil quando a atividade é mediada por tecnologia.
Parabéns pela idea.
Sempre gosto do conceito do “pensar globalmente e agir localmente”.
A riqueza deste projeto em desenvolvimento de cidadania, valorização da cultura local e senso de pertencimento é visível.
A interdisciplinaridade, sem dúvida, gera motivação do aluno em interagir com as diferentes frentes.
Excelente trabalho!!
Muito interessante a parte do padlet dos temperos que “não deu certo” Marci, pq é importante perceber que um projeto pode ter falhas e a gente aprende com elas e recomeça o processo, né?
Olá
precisei montar um projeto pessoal para apresentar minhas reflexões sobre processos de aprendizagem e a relação com a afetividade. Compartilho aqui o resultado desse trabalho.https://1drv.ms/b/s!AipR35dT_aIzgv5qZ4PVO2dqCpneLg?e=B6mlF0
Verdade, além de agora pesquisar outras alternativas, será uma nova possibilidade de colocar a mão na massa novamente.
Que legal @sofia.alencastro ! Amei ver seu projeto! A relação que você criou foi surpreendente. Me peguei revivendo alguns de meus momentos escolares também.
Boa tarde!!! Eu sou professora de espanhol, aí trabalhei com o sétimo ano, vocabulário de corpo humano, aí surgiu a ideia deles trazem um dado de casa para próxima aula, coloquei os itens do corpo humano e eles tinham que jogar o dado e seria sorteado o número. Então deveriam desenhar a quantidade conforme sorteou o número no dado. Exemplo se tirou 4 dedos, 5 cabeças, 6 olhos, 2 bocas, depois de sortear todos, eles desenhariam um mosntro com as partes sorteadas.
Boa tarde!
Tivemos a ideia de fazer um aulão sobre medidas de capacidade, pois estávamos com essa aula do planejamento atrasada . Juntamos 3 salas dos 4ºs anos no refeitório para que realizássemos as experiências de transpassar o líquido na prática. A maior dificuldade foi realmente que 3 salas é muita criança, de uma próxima vez teria que ser com duas, para uma melhor visualização dos alunos e uma melhor intervenção dos professores. Se tivesse mais tempo, poderíamos ter explorado mais esse conteúdo, fazendo com que todos participassem na prática da atividade. utilizando várias vezes os próprios alunos como exemplo. Houve grande participação dos mesmos.
Olá! Sou professora do Fundamental I e do Fundamental II de matemática, amo a forma como os alunos interagem com a matemática!! Como é fascinante esse mundo de formas, tabelas, números, expressões, paixões…
Um dos projetos maravilhosos que fizemos foi a oficina de brinquedos, ele aconteceu com meus alunos do 4º ano!
Os alunos foram levados a biblioteca e lá foram instigados a criarem brinquedos, foi muito bom!! No vídeo vocês poderão ver os brinquedos criados pelos alunos!
Mas o que mais me chamou a atenção foi um aluno, o Tadeu!! Ele ama carrinhos, e ele criou um carrinho e um caminhão lindoooo!!
Partindo da confecção do Tadeu eu criei algumas situações-problema super investigativos, onde os alunos conseguiram resolver as questões sem mesmo saberem os algoritmos das operações. Vou postar fotos da resolução das situações-problema com a divisão!! Muito interessante!
Eles fizeram pela distribuição, que é um processos da divisão, sem mesmo saberem o algoritmo!
Amei partilhar com eles esses aprendizados
![WhatsApp Image 2022-05-16 at 15.39.18|375x500]
“Tadeu gosta muito de carrinhos, principalmente aqueles que ele produz. Sendo assim, ele criou juntos aos amigos Enzo e João uma pequena fábrica de carrinhos. E com a ajuda de seus familiares, eles conseguiram vender os carrinhos produzidos. Na sexta-feira eles venderam 235 carrinhos e no sábado eles venderam 196 carrinhos. Quantos carrinhos eles venderam no total?
Montar com os alunos na lousa, uma tabela para organizar melhor as vendas dos carrinhos. Podendo até mesmo colocar mais dias da semana e mais carrinhos vendidos
Exemplo de tabela:
Domingo | Segunda-feira | Terça-feira | Quarta-feira |
---|---|---|---|
130 | 204 | 86 | 185 |
Qual dia da semana os meninos venderam mais carrinhos?
Qual dia da semana os meninos venderam menos carrinhos?
Se juntarmos o domingo com a terça-feira, quantos carrinhos foram vendidos?
Quantos carrinhos os meninos venderam durante a semana? (Lembrando que a sexta-feira e sábado não estão na tabela)
Se eles tivessem vendido cada carrinho a R$2,00 cada um, quantos reais eles ganharam durante esta semana?
E quantos reais cada um ganhou?
(upload://hIZ7dzUfPniQtxdX3UFNcGuHtvq.jpeg)
Com minha turma do 5º ano iniciamos o trabalho com sólidos geométricos para a exploração dos conceitos de faze, vértice e arestas e as relações entre estes elementos.
Após discutirmos sobre o que são figuras tridimensionais, os alunos foram convidados a montarem seus próprios sólidos utilizando balinhas de goma e palitos de churrasco.
Depois de bastante explorar, então partimos para os conceitos. Sempre que vamos retomar o assunto da aula e eles fazem a relação dos vértices com as balinhas
Muito legal, @Gleiser
Que maneira divertida de aprender, @Andressa ! Parabéns pelas iniciativas!
Muito bacana este trabalho, @Laurasantos !
Sem falar que a ideia inspirou todos os 4ºs anos da escola!
Sucesso!
E foi um SUPER aulão, hein!
Parabéns por sempre buscar novas estratégias, @RitaFratini e obrigada por compartilhá-las sempre comigo e com os demais da escola.
Amei a ideia!
@Laurasantos Parabéns pelo trabalho e compartilhamento!