[Atividade 2] Faça algo!

@Andressa como nossos olhos e o das crianças brilham com essas práticas :heart_eyes:

1 Like

Amei!

@ThaisMorgana, que legal ler o seu relato, por aqui também apresentamos o Scratch para as salas, e me encantei ao ver o 1º ano explorando os movimentos na programação. E com isso, vemos o quanto vale a pena essas práticas tecnológicas digitais aliadas à aprendizagem :blush:

1 Like

@maria.milani.goncalv Amei a ideia de remixagem, trazendo o tapetinho para o jogo “Nunca dez” :smiling_face_with_three_hearts:

Olá, eu estava começando um projeto para o programa Residência pedagógica.
Nesse projeto buscávamos orientar os alunos de ensino médio sobre plano de vida.
Segue um print do google site que estamos construindo.

1 Like

Novo termo para um conceito já explorado, porém com um novo olhar agora, uma nova perspectiva de amplitude.
Pensar fora da caixa, ampliar estratégias de exploração dos ambientes, ofertar momentos de criação em ambientes externos. Tenho o privilégio de trabalhar em uma unidade que me proporciona ambientes diversos de exploração, portanto não desperdiço essa riqueza, sempre temos em nossos planejamentos esses momentos.
Pensando nos formatos de famílias atuais, fizemos um momento de criação livre aproveitando a comemoração do dia das mães, assim os estudantes criaram seus mimos para levarem a quem consideram importante em sua vida.

3 Likes

Obrigada pela devolutiva!
bj

1 Like

Planejei durante a semana passada uma atividade de scratch desplugada ,por que quis experimentar o que havia aprendido e também por que é uma meta para mim,desenvolver atividades com a classe que estimule o trabalho coletivo.Entao estávamos trabalhando em matemática localização e lateralidade e em grupo foi solucionado o problema do deslocamento e alcance do objetivo em equipes ,que posteriormente apresentaram os resultados . Foi muito bom,mas é apenas o início. Fui o escriba das ações porque leciono no 1o ano .Eles registraram na folha o trajeto , utilizando setas de deslocamento que variavam as cores de acordo com a direção desejada, decisões em grupo . Foi muito interessante observar como eles decidiram e refletiam sobre as possibilidades .[quote=“Martabello, post:71, topic:3827, full:true”]
Planejei durante a semana passada uma atividade de scratch desplugada ,por que quis experimentar o que havia aprendido e também por que é uma meta para mim,desenvolver atividades com a classe que estimule o trabalho coletivo.Entao estávamos trabalhando em matemática localização e lateralidade e em grupo foi solucionado o problema do deslocamento e alcance do objetivo em equipes ,que posteriormente apresentaram os resultados . Foi muito bom,mas é apenas o início. Fui o escriba das ações porque leciono no 1o ano .Eles registraram na folha o trajeto , utilizando setas de deslocamento que variavam as cores de acordo com a direção desejada, decisões em grupo . Foi muito interessante observar como eles decidiram e refletiam sobre as possibilidades .
(https://photos.app.goo.gl/9hz7EPk72htwSSMw8)

1 Like

Construí essa “máquina de calcular” para ajudar meus alunos do 1º ano do ensino fundamental a compreenderem o conceito de juntar.
Eles a utilizam colocando nos tubinhos tampinhas de garrafa de acordo com os números envolvidos na adição. Em seguida, para obterem o resultado da operação, devem juntar contar as tampinhas que caíram todas no mesmo espaço.

2 Likes

Os alunos do 5 ano possuem uma dificuldade em divisão e multiplicação por 10, 100 e 1000 e durante o recesso escolar montei um modelo de régua para ajudá-los, cada um produzirá seu próprio instrumento. Acredito que a confecção do objeto vai facilitar o entendimento e aprendizado.

Uma atividade legal que fiz com a turma e me recordo, foi construir a linha do tempo de sua vida. Eu fiz a minha, mostrei vídeos explicativos sobre o tempo… e propus que cada um fizesse uma linha do tempo contando os principais acontecimentos de suas vidas… fotos, brinquedos, etc. Foi muito proveitoso e enriquecedor ver cada apresentar a sua história!