[Atividade 2] Faça algo!

Comecei esse projeto procurando algo sobre a Espiral da Aprendizagem Criativa no site do Scratch. Vi alguns trabalhos e goste do projeto original My Creative Learning Spiral de shruti . Logo pensei! Vou fazer um remix! Para um futuro próximo, pretendo incrementar esse projeto com um diálogo entre dois atores para criar uma história. As sugestões foram importantes para fortalecer a criatividade. Link do meu projeto: https://scratch.mit.edu/projects/683349473
Caso algum colega queira fazer um remix, ficarei muito feliz :smiley:

2 Likes

Bom dia!
Estou começando meus trabalhos com os alunos.Estamos ainda fazendo atividades para conhecer os blocos e atividades desplugadas.
É muito inspirador os alunos conhecerem os blocos e os jogos da plataforma.
Estamos iniciando com codé.org , Scratch met.edu, e no papel também para que eles possam entender o movimento e como fazer as ligações.
Dois anos de pandemia fizeram muita diferença em nossas vidas e na vida dos alunos…
Assim que tiver uma foto posto aqui!

2 Likes

Meu projeto da semana e que ainda está em fase de conclusão é sobre a Campanha do Scratch “Ondas de Gentileza”…
Além de estar desenvolvendo uma animação interativa de “Palavras de Gentileza” https://scratch.mit.edu/projects/680430986/, também estava na programação um Encontro com Professores de informática e Biblioteca, da nossa unidade escolar, para refletirmos sobre quais ações podem ser desenvolvidas com base nessa Campanha…
Encontro realizado no dia 29/04, reflexão e exploração do Scratch concluída. Aproveitamos o momento também para que os alunos do 1º ano vivenciassem o Scratch…:tada:

3 Likes

A enviar: P_20210611_130921.jpg…
Sou professora de Educação Especial e gosto de ter objetivos e partilhá-los com os meus alunos.
O incentivo ao aluno é o principal, se o aluno não estiver incentivado para a aprendizagem, é muito mais difícil atingir o objetivo.
Então, planifiquei em conjunto com o aluno, um jogo de tabuleiro com os temas trabalhados durante os apoios, nomeadamente aquisição da leitura e escrita e matemática. Apliquei um tema do seu interesse e construi o tabuleiro trabalhando a matemática e o português. Combinei as regras, os cartões e os peões.
No final, partilhámos o jogo com a turma e foi um sucesso.

2 Likes

Fotos do meu projeto finalizado, cx encapada e botão personalizado!

3 Likes

Olá,@AleVital! Adorei seu projeto.

1 Like

Parabéns @virginiaapsilvaadabo! Ficou ótimo!

1 Like

Olá! Sobre o meu projeto! Ahhh! Acho que tenho vários. Mas um foi especial para mim este mês. Organizei o Chá rifa da minha sobrinha Alana. Foi tudo feito com muita organização. A princípio verifiquei a possibilidade dos prêmios e depois distribui os números entre a família que mora em Minas, a família do meu cunhado e eu que moro aqui em Jaguariúna. Fiquei pensando como minha irmã ia tirar fotos com os presentes se não tínhamos programado nada. Nesta semana com esse projeto para fazer comecei a pensar que poderia ser meu projeto, pois já estava em planejamento desde o dia 25/03. Decidi criar montar uma mesa para tirar fotos. Pedi ajudar para a cunhada dela com alguns ítens, comprei os doces e comecei a pensar e visualizar todos os detalhes, como ia ser surpresa não pude adiantar nada, então teria que estar tudo certo, apenas montar em alguns minutos. Assim fizemos levei tudo o tapete, a cortina, as cordas para pendurar e os enfeites e doces tudo pronto. Assim que entramos em 30 minutos a mesa estava montada e ela ficou muito feliz. Foi um projeto desde o início pensado por mim. Foi muito bom! :heart_eyes:[

2 Likes

Trabalhei com salas de alfabetização, um projeto de alimentação saudável onde a turma provava um alimento com cada letra do alfabeto, utilizava a merenda ou trazia diferentes alimentos.
Depois escrevíamos o nome do alimento na lousa e analisávamos a o som da letrinha, quantidade de letras, sílabas, letra inicial e letra final. Conversávamos sobre a importância de cada alimento e os alunos simplesmente amavam! No fim do projeto letra Z !! A aula de Zumba com ajuda da professora de educação física!
Ao final do projeto o reconhecimento das letras e sua relação grafia - fonema atingia seus 98 % de sucesso!!!
Infelizmente não posso compartilhar as fotos com as crianças…

6 Likes

Olá pessoal.
Trabalhava com um primeiro ano de uma escola da periferia, onde a maioria dos alunos já se conheciam e traziam rugas da Educação Infantil, inclusive fomentadas pelas famílias e pouco mediadas pelas turmas anteriores.
Senti a necessidade de criar um projeto sobre valores para refletirmos e melhorarmos o relacionamento da turma. Iniciamos com leitura de livros paradidáticos que abordavam atitudes e valores morais, fizemos dramatizações de situações sugeridas em uma caixa de sugestões, que apresentei a eles, simulamos uma sessão com jurados para analisarmos as atitudes expressadas nas dramatizações e por fim fizemos um painel para exposição na escola dos valores que cada aluno identificou como importante para si. Foi muito produtivo.

3 Likes

Na Escola Municipal Mário Bergamasco no início do ano realizamos uma experiência mão na massa com os alunos do 5D buscando que eles se socializasse, se conhecessem e descobrissem gostos e preferências. Começamos na sala de aula com a materialização da ideia no papel, depois juntamos em grupos, para juntar todas as ideias e após essa atividade fomos para a área externa para com materiais recicláveis produzirem suas invenções!

https://aprendizagemcriativa.org//mural?nid=2369&type=shared-experience#.YnEU_I_Niq4.link

2 Likes

Aproveitando a data da Páscoa, onde comemoramos o Renascimento de Jesus e as crianças adoram o símbolo do ovo de Páscoa ,criei uma atividade onde eles confeccionaram seus ovos com bexiga e papel crepom, decoraram usando a criatividade e fizemos uma caça ao ovo de Páscoa, seguindo as coordenadas do Scratch.

3 Likes

**
Na escola onde estou atuando como coordenadora, no processo de alfabetização, sempre resgatamos os cantinhos, neles os alunos passam pelos grupos, onde a proposta é que haja interação, criação e desafios. Nos grupos os alunos tem criação livre e jogos direcionados, dependendo do objetivo da habilidade a ser explorada. Essa construção se faz durante todo o ano letivo. O maior desafio nesse momento esta sendo a interação e socialização dos estudantes, visto que retornaram de forma presencial com uma grande defasagem no contexto social assim como nas habilidades esperada nessa faixa etária.

4 Likes

Estávamos aprendendo sobre alimentação saudável e alimentos ultraprocessados. No 5º ano, fizemos um cartaz com desenhos feitos pelos alunos, no qual eles colocavam os alimentos que achavam saudáveis.

3 Likes

Olá, minha ideia de projeto foi a de fazer algo que permitisse aos participantes uma diversão, mas que exigisse raciocínio lógico, coordenação motora, atenção, cooperação entre todos os participantes além de muitas outras habilidades. Por isso, pensei em fazer uma brincadeira com jogos de dominó, onde os participantes constroem uma sequência de peças cujo objetivo é tombar e formar uma arte final. Não conheço ninguém que não aprecie ver esta arte em movimento. Sempre que faço esta brincadeira, termino com um gostinho que quero fazer novamente, e sempre penso em outras ideias para criar de forma diferente. Esta brincadeira possui muitos desafios: é necessário ter coordenação motora fina para colocar os dominós em sequência sem que um tombe sobre o outro; ser criativo para formar várias sequências (em curva, ou zigue-zague, ou que suba ou desça um obstáculo); é preciso encontrar uma base perfeitamente estável para que o dominó fique firme pelo tempo necessário para se armar a arte completa; os participantes precisam ser cooperativos para que se respeitem e não “estraguem” a peça que o outro colocou, pois numa discussão, todos perdem; precisa-se encontrar estratégias para que seu possível erro não desfaça todo o trabalho e as peças de dominó precisam ter faces e arestas retas e grossas o suficientes para se sustentarem em pé sozinhas. A cada nova brincadeira, as novas ideias farão surgir novos desafios e consequentemente novas conquistas para quem participa. Acredito que mesmo com mais tempo para planejar um projeto, eu faria a mesma escolha, mas com mais peças e com maior dificuldade, pois é muito prazeroso fazer esta tarefa. O que me encanta nesta atividade é que ela é muito boa para trabalhar na escola, onde podemos “tirar” muitas ideias desta brincadeira. Ela nos permite dialogar com as crianças sobre assuntos muito subjetivos, como as causas e as consequências de uma ação feita pelo ser humano: sobre quais situações desejamos que se espalhe rapidamente (uma boa notícia ou descoberta científica) ou quais não queremos que se espalhe (uma mentira ou o fogo numa mata); daí a necessidade de se criar estratégias para impedir que se “espalhe”. Permite que o aluno possa pensar suas ações e palavras de forma mais responsável. Fiz uma atividade simples na sala com meus alunos e eles adoraram participar da atividade, e mais ainda quando viram a arte final em movimento.
Peço desculpas, mas não soube colar imagens nem o vídeo que fiz da atividade para compartilhar com o grupo.

2 Likes

Adorei!! Recomendarei aos professores de física da escola :heart_decoration:

2 Likes

Estamos trabalhando na disciplina de ciência o conteúdo de Alimentação Saudável, sendo assim busquei algo que fosse mais interessante e estimulador aos alunos, primeiramente tivemos um bate papo sobre a rotina de cada um sobre a alimentação diária, discutimos sobre alguns textos apresentados e em seguida alguns vídeos infantis, divertidos e educativos sobre o tema. E para finalizar confeccionamos alguns folders para exposição.

2 Likes

Vou compartilhar com vocês um projeto que iniciei na quarentena em 2020 e que continua até hoje, achei muito mão na massa e me diverti muito fazendo.
Fiz uma floreira e um suporte para temperos, como não “sou muito boa” para cuidar das flores, escolhi iniciar pelas suculentas, elas ainda estão sobrevivendo, agora que acrescentei uma samambaia pendurada na parte de cima, também já acrescentei alguns enfeites.
O pallet de temperos não deu certo, acho que a parte de irrigação não foi muito bem pensada e o local tinha pouco luminosidade, este já foi desativado. Precisarei colocar a mão na massa mais uma vez e pensar uma forma diferente.
Com esta atividade, estávamos lecionando de forma remota, então ‘desafiei’ os alunos a também construir algo para mostrar aos colegas, infelizmente não tenho fotos, mas as criações deles foram incríveis também.

2 Likes

Olá! Sou professora da rede municipal de ensino da Prefeitura Municipal de Jaguariúna e fazendo o passo a passo do curso, pensei em um Projeto de Leitura que contemplasse os meus alunos do 5 ano do Ensino Fundamental. Notei que o período pós pandemia, a maioria passou a não ter acesso a livros e por esse motivo perderam totalmente o hábito da leitura. Alguns alunos chegaram a relatar que nunca leram um livro.
Pensando nisso, peguei 23 livros da coleção pessoal da minha filha, que tem a mesma idade e costuma ler livros de coleções atuais e quis trazer para as crianças essa experiência.
Iniciamos hoje, dia 6 de maio e a ideia é que elas possam ler 1 livro por semana e fazer a ficha de leitura toda sexta feira.
Estamos animados! Fizemos as regras para cuidado com os livros, envelope para guardar as fichas de leitura, indicação dos livros e para finalizar: passaporte do leitor para carimbar os livros lidos e no final, quem concluir o passaporte primeiro irá ganhar um brinde para incentivar a leitura.
Seguem as fotos e futuramente vou contando mais sobre o nosso projeto!
Enviando: IMG_20220506_111320211.jpg…
Enviando: IMG_20220506_111338087_PORTRAIT.jpg…
Enviando: IMG_20220506_112113759_PORTRAIT.jpg…
Processando: IMG_20220506_112256607.jpg…
Enviando: IMG_20220506_112927751.jpg…

1 Like

Sou professora de Jaguariúna.
A ideia surgiu no HTPC , na 2° Formação: Sistema de Numeração Decimal, onde nos foi apresentado o Jogo do “Nunca dez” com material dourado.
Utilizei a ideia, porém, acrescentei o tapete de EVA para que meus alunos conseguissem identificar melhor as casas da “unidade, dezena e centena”, assim ficaria mais visual e mais motivacional na hora de fazer as trocas de unidades para dezenas e dezenas para centenas, no caso da minha sala que é 3° ano, utlilizei somente um dado (quando eles se acostumarem a jogar eu pretendo dar 2 dados para cada um, e assim, eles fazem as somas dos dados e simultaneamente pegaram uma quantia maior).

Modo de jogar

• Grupo de 4 alunos
  • Cada aluno, joga o dado na sua vez e retirar a quantidade de cubinhos que saiu no dado .
  • Quando o jogador conseguir mais que dez cubinhos, deve trocá-los por uma barrinha.
  • Quando o jogador conseguir dez barrinhas, deve trocá-los por uma placa.
  • Vence o aluno que conseguir as primeira 2 placas, ou um número de placas, como conversado antecipadamente.
  • Como variação, pode-se combinar um tempo determinado para jogar. Nessa variação, ganha o jogador que tiver obtido maior número de cubinhos, ou barras, ou placas.

Ob.: Eu utilizo o tapete de EVA para trabalhar adições e abstrações em sala de aula.
*Com alunos surdos é uma ótima estratégia para que eles possam entender esse processo, porque eles precisam do visual e concreto.

4 Likes