[Atividade 6] Dê uma chance aos P's

Esperamos que as ideias que exploramos juntos no LCL possam ajudar a todos a ver a aprendizagem em novas formas, e proporcionem um framework útil para se aproximarem da aprendizagem - e outros aspectos de sua vida!

Assim, nesta última atividade da jornada LCL nós convidamos você a compartilhar:
Como você teria utilizado ou utilizou os 4 P’s em sua prática?

Algumas possibilidades para considerar, se você precisa de ajuda para começar:

  • Escolha uma experiência concreta de aprendizagem da qual você participou (enquanto aprendiz, ou facilitador, ou ambos!) e veja-a pelas lentes dos 4 P’s. O que as pessoas estão fazendo? O que as motivou? Qual foi o papel de seus pares? Em quais formas eles brincaram e experimentaram? O que você mudaria/repensaria/remixaria, e por que?
  • Escolha uma atividade da sua vida: como você abordaria esta atividade diferentemente com os 4P’s em mente? O que especificamente você mudaria, ou faria diferente?

Como o @mres fala de vez em quando, remixando John Lennon:
"Tudo o que estamos dizendo, é dê uma chance aos P’s !” :peace_symbol:

Como se trata de algo novo, ainda estamos nos apropriando dos conceitos .
Neste momento, estamos usando os 4P’s como base de algumas atividades que estamos criando para o 2º ano do ensino fundamental. Utilizando o Scratch como base para os jogos de alfabetização.

Como a coordenadora Gleiser já mencionou aqui na EMEB “Ângelo Bizzo”, estamos aprendendo e desenvolvendo os 4Ps nas atividades com o 2º ano do ensino fundamental, utilizando o Scratch como base para os jogos de alfabetização.

As brincadeiras aqui apresentadas nas atividades anteriores (o dominó e a boneca de papel) foram feitas com as crianças. Elas brincaram bastante e criaram estratégias diferentes para continuar brincando e inventando, perdendo a noção do tempo e apaixonando-se pelo brincar. As crianças viam o que o outro aluno fazia e criavam outra forma de brincar, acrescentando novas “caras” para o seu fazer. Penso que numa próxima vez que apresentar estas brincadeiras aos alunos poderia dar “dicas” para as crianças brincarem. No caso dos dominós, dar a dica de que as peças não podem estar juntinhas, nem muito distantes para que a brincadeira flua melhor. No caso das bonecas de papel, fazer um primeiro exemplo, para que elas compreendam que precisam criar as “presilhas” nos lugares certos, que permitem às roupinhas ficarem presas às bonecas. Gostei bastante do projeto no Scratch, mas penso que preciso ter mais domínio nestes jogos para fazer o papel de “casamenteira” entre os pares e ser melhor colaboradora neste brincar criativo e reflexivo. Gostei de ver os alunos aprenderem de forma criativa, “em espiral”.

Eu sou professora de Educação Especial, mas também trabalho com o Scratch em todas as turmas pertencentes ao 1º ciclo da minha escola. Sou sensível aos interesses dos alunos, e sei que aprendem melhor quando estão descontraídos e divertidos.
Normalmente, apresento (projetanto para a turma) este jogo, já feito por mim e os alunos em seus computadores escolhem os atores e cenários de acordo com os seus interesses. Até a própria construção do guião, por vezes é alterada. O meu exemplo é apenas uma orientação.
Resumindo: Os 4 P´s estão incluídos- O Projeto é a apresentação da atividade e proposta da diferenciação dos jogos entre alunos, a Paixão tem a ver com os interesses dos alunos associados ao jogo, os Pares, são os colegas e suas partilhas de saberes e jogos, o Pensar Brincando, quando experimentam a funcionalidade do jogo ao longo da sua elaboração.

Apresento o jogo que entretanto construi.
https://scratch.mit.edu/projects/698151379

2 Likes

Boa tarde, @sandrasantos! Adorei seu jogo. Parabéns!

Acredito que utilizarei os 4PS em minha prática educativa de maneira rotineira. Sei que os 4Ps são essenciais para uma experiência concreta, mas vejo que posso utilizar essa mesma sistemática de forma contínua.

O primeiro P sempre utilizei em meu dia a dia. Projeto é algo que sempre faço, o problema é que muitas vezes ficara preso a esta etapa.

Tentarei usar mais o segundo P fazendo parcerias proveitosas e com isso trazendo outros olhares para algumas atividades que realizo, percebo que muitas vezes me fecho de mais em minha prática e isso impossibilita um maior enriquecimento.

No terceiro P que é paixão buscarei envolver mais atividades que sou apaixonado e com isso compartilhar com meus alunos essa paixão.

No quarto e último P que é o Pensar Brincando outra função que gostei muito quando a vi aqui no LCL. Já percebi na última semana que estou mais aberto a pensar brincando em algumas atividades com meus alunos e dando a eles essa flexibilidade também, um exemplo prático é que sempre orientei a produção de dioramas históricos, mas de forma muito rígida exigindo dos alunos muitos resultados e as vezes até inalcançáveis. Minha proposta agora será diferente, deixarei em aberto, deixarei que eles pensem em formas e caminhos para apresentação da atividade, que usem os materiais que acharem necessários que façam brincando e produzam algo ao final que façam sentido para eles. Também buscarei verificar nos alunos o envolvimento deles com o projeto ao invés de apenas pensar no resultado final.

1 Like

O USO DOS 4 Ps NO COTIDIANO ESCOLAR FOI MUITO BEM ACEITO PELAS PROFESSORAS QUE AUXILIO, ELAS ESTÃO SEMPRE TRABALHANDO COM MUITA PAIXÃO, O QUE FALTAVA ERA INCLUIR O PENSAR BRINCANDO NA PRÁTICA DIÁRIA, E TODAS QUE ADOTARAM A PRATICA DO PROJETO COOM APRENDIZAGEM CRIATIVA GOSTOU BASTANTE, POIS FICOU MUITO EXPLICITO O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO E O QUE ELE FOI CAPAZ DE CRIAR COM O QUE FOI PROPOSTO.

Os 4Ps ainda é algo novo para mim, mas acredito que o P de projeto será mais usado, pois é através do projeto que irei desenvolver as atividades.

Boa tarde @LeandroPiccini! Gostaria de agradecer por suas palavras. Essa semana demorei mais para responder aqui no fórum (normalmente respondo nos primeiros dias da semana) :rofl: :rofl: fico ansiosa. Suas palavras são exatamente o que eu estava tentando relatar. Utilizo sempre o P de Projeto, o P de Pares é algo que me deixa nervosa sou um pouco fechada também. O P de Paixão é algo que preciso definir melhor na minha vida. O P de Pensar Brincando também mudei um pouco, pois como você sempre trabalho atividades diferentes porém um pouco mais engessadas, preciso dar essa abertura aos alunos.

Sandra, adorei seu jogo! Parabéns!

Ainda estou me apropriando do termo 4 P’s…

Mas mesmo assim, acredito que utilizamos sem saber… Projeto - é a proposta da aula, o que faremos.
Paixão - é o aluno gostar do que está fazendo/ aprendendo. Pares - é o trabalho em dupla, a troca de conhecimento. Pensar Brincando - é a concretização do projeto, é o fazer do aluno.

Não sei se está correto, se fiz a associação certa, mas é isso…

Acredito que estou utilizando o máximo possível os 4ps!!
Uma exploração e experimentação de conteúdos, onde os alunos aprendem na prática e constrói seu próprio conhecimento!

Bom dia!
Realizamos um calendário permanente, com materiais recicláveis , onde pudemos trabalhar a sequencia numérica, a regularidade, a noção de tempo, a troca dos valores posicionais, a construção das palavras e das sílabas.
Os ajudantes do dia completam o calendário, assim fica possível a participação de todos os alunos.
Contempla todos os P`s da Aprendizagem Criativa.

Utilizei os 4 Ps pensando em atividades que envolvam a autonomia e o fazer brincando, estou buscando em meus planejamentos trabalhar diferentes metodologias afim de conseguir cativar a todos.

1 Like

Eu costumava pensar que precisava ser ouvida .
Hoje penso que devo ouvir mais .
Eu pensava que tudo devia ser sempre igual que o diferente não era um caminho seguro.
Hoje penso: que podemos criar novos caminhos.

1 Like

muito legal saber dessa mudança para você @Ari :heart: so cool to hear of this shift for you :sparkles:

1 Like