[Reflexão 3] Design para paredes amplas

No vídeo e leituras da semana, Mitch apresenta a ideia de “paredes largas”: desenhando experiências de aprendizagem onde pessoas podem criar uma variedade de diferentes projetos em diversas maneiras, baseadas em seus interesses e estilos.

Como as paredes largas se parecem em sua prática?

Quais escolhas de design ou estratégias de facilitação que você já utiliza, ou planeja utilizar, para ampliar as paredes? :slightly_smiling_face:

1 Like

Como a colega comentou acima, o termo parede amplas também é novo para mim e achei bem interessante.
Na escola em que trabalho buscamos constantemente “ampliar as paredes” variando conteúdos, didáticas e metodologias. Ainda estamos engatinhando nesse processo, tentando aplicar estas ideias e cumprir o currículo oficial simultaneamente.

1 Like

A ideia de "paredes amplas’ me trás a ideia de amplitude, ampliar, de possibilidade, de explorar mais e ir além . Tudo o que o Scratch pode oferecer, desde a descoberta da ferramenta aos inúmeros projetos que podem ser elaborados pelos alunos, professores, etc… A imaginação a criatividade tomando forma, cores, movimento, saindo no mundo das ideias e passando para o papel, para a tela do computador, pensamento a pensamento, comando a comando… De forma a registrar a criação e conhecimentos, como pode ser de um jogo para aprender um assunto estudado ao sentimento expresso em cartão. Abrir os horizontes e possibilidades me dá a ideia de paredes amplas, largas e que não comprimem ou estreitam, mais sim libertam e alargam possibilidades de muitas aprendizagens.

3 Likes

Olá! O termo “parede largas” é novo para mim. Mas já fiz em vários momentos essa relação. Sou professora de matemática e procuro fazer com que meus alunos ampliem seus conhecimentos tendo como base as paredes largas. Em matemática precisamos perceber os vários caminhos para se resolver uma situação. Não é uma ciência acabada, mas sim uma ciência que permite que você caminhe por suas estratégias.
Eu busco fazer com que os alunos busquem diferentes estratégias de resolução, estimulo o pensamento e valorizo todos as ideias.

2 Likes

Olá pessoal!
Esse termo é novo pra mim, mas já trabalhamos ele sem saber o que era…
Ampliar os conhecimentos, será bom para ver até onde nosso alunos conseguem ir produzindo e ampliando as estratégias…
Os alunos conseguem pensar bem além das expectativas que esperamos alcançar.

1 Like

Penso que “As paredes largas/amplas” devem fazer parte de nossa prática e que devemos pensar sobre estratégias que proporcionem isso em nosso planejamento e no momento da execução. Trabalhar com paixão, imaginação e coisas que façam sentido para os alunos.
Em pequenos grupos divididos por interesses em comum é uma maneira muito eficaz!

3 Likes

Olá pessoal.
O termo paredes de início limita, mas ao nos aprofundarmos nas leituras percebemos que parede amplas/largas sugerem uma amplitude de espaço, expectativa, conhecimento e nos permite refletir sobre o tema de uma outra forma…
Amplitude de pensamentos, de experiências, estratégias, planejamentos e finalmente da execução de práticas que favoreçam e consolidem o conhecimento, norteando o cotidiano escolar.

2 Likes

Como os colegas disseram, esse termo é novo pra mim, entretanto já trabalhamos com ele sem ao menos saber o que era…
Ampliar os conhecimentos é sempre muito bom. Podemos perceber até onde nossos alunos conseguem ir produzindo e ampliando as estratégias. Os alunos conseguem pensar bem além das expectativas que esperamos alcançar e pelo visto esse é o grande objetivo.

1 Like

Olá, esse termo é novo, mas já trabalhados com essa perspectiva.

1 Like

Esse trabalho já é desenvolvido, porém a nomenclatura para nós é nova.

1 Like

E baseado no capítulo 3 de Resnick “Queremos que todas as crianças trabalhem em projetos baseados em suas próprias paixões e interesses pessoais, e como crianças diferentes têm paixões diferentes, precisamos de tecnologias compatíveis com vários tipos de projetos. Dessa forma, todas podem trabalhar em projetos que sejam pessoalmente relevantes para elas”.

Por isso é importante estudarmos, nos unirmos, discutirmos em pares e juntos encontrarmos soluções possíveis para que consigamos desenvolver esse modelo de planejamento, que seja ativo, vivo e atingindo todos nossos alunos.

Um exemplo que já realizei em sala de aula foi a aula da Joaninha…
Um 3° ano e estava introduzindo a multiplicação. Havia iniciado alguns conceitos e práticas, mas a partir de um evento ocorrido com um aluno que trouxe uma joaninha :lady_beetle: para sala, os alunos ficaram aguçados, queriam contar as pintas, queriam pegar na mão… Quase a coitada não sobreviveu.

Tive a ideia de explorar a joaninha com a multiplicação, passei o vídeo do YouTube com o ciclo de vida da Joaninha, fomos para fora da sala tentar encontrar mais…
No dia seguinte levei algumas tampinhas e Eva para a construção da Joaninha, cada dupla construiu uma com a minha mediação.

Usamos as pintas da Joaninha para colocar feijões e multiplicar a quantidade de pintas pela quantidade de feijão colocada em cada pinta.

Depois ampliamos ainda mais, estudamos dobro, triplo, quádruplo…

Foi fantástico, acredito que foi uma experiência onde o conceito de parede ampla foi utilizado. :heart_eyes:



4 Likes

Esse termo é novo pra mim, mas é utilizado no dia a dia da sala de aula, com nomes diferentes, mas ampliar os conhecimentos, é sempre bom e auxilia o professor a perceber até onde nosso alunos conseguem ir com suas produções e criatividade.

2 Likes

Acabei de ler o texto sobre as paredes largas e acho fundamental este conceito de cada pessoa encontrar o seu próprio caminho. Umas das coisas que mais acredito e tenho pesquisa é justamente na aprendizagem personalizada, cada pessoa deve encontrar o melhor caminho para si mesmo em termos de aprendizagem.

Uma possiblidade de ampliar paredes dentro da minha prática educativa é buscar em minhas atividades em sala proporcionar os alunos uma maior liberdade para que escolham qual a melhor forma de apresentar o tema escolhido.

Com certeza isso é algo que vai exigir muita mudança da minha parte, mas estou disposto a este desafio na sala de aula.

1 Like

Olá! Para mim, este termo também é novo. Acredito que é um caminho que permite a qualquer pessoa desenvolver diferentes ideias e estratégias para os desafios que encontramos em nossa vida. Tanto o estudante, como o professor, e qualquer outro profissional podem acreditar que são capazes de buscar “explorar” um espaço maior do que já trabalha, ou conhece de forma a tentar olhar para um horizonte mais amplo/largo. Isto favorece a que fiquemos mais motivados diante de desafios.

3 Likes

Os conceitos são maravilhosos e acredito que as mudanças são necessárias para que a aprendizagem realmente aconteça, no entanto, como é difícil implementá-las… Necessita de muita dedicação e de não estar sozinha; o contexto no qual estamos, muitas vezes, não permite o teto alto e as paredes largas…

1 Like

Paredes amplas… quanta falta nos fez isso na nossa infância…
Mas nunca é tarde!
Criar ambientes que proporcionem a criatividade, a evolução, o pensamento “fora da casinha”, com certeza faz com que o aluno seja protagonista do seu aprendizado, cada um dentro das suas potencialidades, descobrindo suas habilidades e tudo aquilo que é capaz de realizar.

3 Likes

É muito interessante esse termo Paredes Amplas!! Sempre trabalhamos dentro de 4 paredes!!
E agora essas paredes se ampliam!!! Como se novos horizontes surgissem, novas expectativas, novos conhecimentos a serem construídos, novas possibilidades!!!

3 Likes

Eu acho bastante interessante pensar no termo “paredes amplas”. Eu sou uma pessoa visual, então formulo imagens em minha cabeça e quando escuto este termo vejo um espaço muito grande, com diversas possibilidades de trabalho.
É isso que precisamos ter em mente em nossa prática, a ideia de proporcionar diversas possibilidades, além de estarmos abertos para outras que podem ser trazidas pelos próprios alunos. Ter paredes que guardam, acolhem, mas não prendem ou deixam as ideias estáticas, as deixa voarem, crescerem e se transformarem.

3 Likes

Que legal! Que tal socializar conosco as ações de vocês aqui no fórum?
Vocês podem inspirar mais pessoas e mais pessoas podem trazer mais inspirações. :smiling_face_with_three_hearts:

1 Like