Que legal! Que tal socializar conosco as ações de vocês aqui no fórum?
Vocês podem inspirar mais pessoas e mais pessoas podem trazer mais inspirações.
Relato maravilhoso!
“Paredes largas” e protagonismo. Ao permitirmos, mediarmos e propormos as ampliações das paredes, permitimos que os alunos desenvolvam habilidades dentro dos seus interesses, construindo seu próprio caminho de aprendizagem. Percebemos como caminhos diferentes podem chegar no desenvolvimento da mesma habilidade ou aprendizagem. Um Sratch é um ótimo exemplo, permite que os alunos possam aprofundar e ampliar o conhecimento de forma prática, sem ser necessário orientações sistematizadas para a produção de projetos.
No sentido que ele explicou entendi que é importante partilharmos aquilo que criamos, pois muitas pessoas que têm os mesmos interesses podem ser alcançados. Isso já acontece de certa forma quando compartilhamos nossa ideias com colegas de trabalho , por exemplo.
As “paredes amplas” são um grande estímulo para que as crianças se ampliem no conhecimento, explorando além. Penso que, diante desse prática, nós devemos pensar em diversas estratégias que podem proporcionar um novo ar. Sempre trabalhando junto com sentimento daquilo que faça sentido para os alunos, envolvendo imaginação e companheirismo. Trabalhamos a extensão do conhecimento, todos os dias, mesmo não sabendo do termo de paredes amplas.
Estratégias que os alunos ampliem os seus conhecimentos e desenvolvam habilidades através dos seus próprios interesses.
Quando entrei na E.M. Professor Mário Bergamasco, logo no primeiro dia de planejamento foi nos apresentado o programa das Escolas Criativas e fique bem animada para poder trabalhar em um ambiente em que valoriza o conhecimento do aluno e o faz agente do desenvolvimento.
Com certeza quem leciona no Mário, pode na prática saber o significado do paredes amplas, com coordenadores, direção e professores que abraçam a ideia e fazem com que cada vez mais os alunos gostem e participem ativamente do aprendizado!
Eu acredito que o currículo oficial precisa ser revisto, e as habilidades e competências ‘datadas’, ressignificadas para que os projetos possam ter ainda mais vida e tempo de maturação. Muitas vezes a gente é obrigado a podar os alunos, para dar tempo de darmos o conteúdo programático.
Isso tudo é novo, mas “paredes largas” nos dá muitas ideias. Ir além das paredes de sala de aula, a escola toda pode virar um laboratório de aprendizagem, podemos sempre ampliar nossas aprendizagens, nossos saberes e experiências.
As paredes largas aparecem em minha prática, sempre que é pensado em fazer um evento ou uma aula, geramos um material personalizado para que os alunos possam desenvolver suas ideias a partir de um exemplo.
Usamos bastante design thinking para pensar e repensar nas atividades e dinâmicas, porém sempre perguntamos aos estudantes e professores um feedback das atividades realizadas.
Achei interessante “paredes amplas” da para trabalhar com diversas possibilidades e muitos conhecimentos.
Muito interessante esse termo, paredes amplas. Devemos pensar sempre em novas estratégias, diferentes ideias para realização dos desafios encontrados. Cada pessoa deve ir em busca do melhor caminho para si mesma na aprendizagem, criando sempre ambientes que proporcionem a criatividade. Assim as ideias crescem se transformam e devemos estar sempre abertos a aceitar as ideias novas que surgirem.
Love how you describe this @Roazevedo Adoro como você descreve isso
Pretendo utilizar o conceito de paredes largas para ampliar meu olhar para a sala de aula e a construção do conhecimento, buscando proporcionar aos alunos diferentes metodologias para que cada um consiga se desenvolver da maneira que possuir mais facilidade/ interesse.
Também não conhecia esse termo mas, como alguns colegas mencionaram já trabalhamos sem saber o que era… Os alunos nos surpreendem, principalmente quando damos a eles liberdade de optarem pela melhor forma de aprender!
Em minha prática procuro oferecer atividades possíveis e desafiadoras. Ampliar as paredes é um desafio diário. Conhecer o que move o outro, promover práticas onde possam compartilhar suas próprias habilidades.
amo a energia em suas palavras @Ari love the energy in your words
Acredito que este termo “paredes amplas” seria na pratica do dia a dia maravilhoso se pudéssemos colocar em pratica tantas ideias trocadas entre os professores, mas o tempo hábil para tanto conteúdo muita das vezes nos impossibilita.
Quando tem uma atividade em que podemos desenvolver de maneiras diferente é um ganho para todos, professores realizados e alunos que conseguem agregar de maneiras diferentes seu conhecimentos.
Tento transformar as aulas o máximo possível visual ou com participação de todos, algumas onde possam criar para que na oralidade eles possam ter estas paredes amplas em seu conhecimento.
As paredes largas apareceram quando eu havia feito proposições de trabalho e alguns alunos perguntavam “professora, tem que ser só desse jeito?”
Lembro de uma ocasião em que eu estava propondo escrever um texto, a partir da tempestade de ideias da turma, e depois eles reescreveriam na folha de papel destinada à tarefa. Foi quando os estudantes começaram o cochicho e um “mais corajoso” falou em nome do grupo: “professora, tem que ser só desse jeito?” E eu: “Não sei, proponha. Deixe ver.” “A gente pode mandar pra senhora pelo whatsapp ou, se a senhora não quiser, pelo facebook?” Isso foi antes da pandemia. A ideia era agilizar a comunicação, sem eles terem que “passar a limpo aquilo TUDINHO” dos textos deles. Eu topei. Até facilitou a publicação do nosso livro de textos da turma.
A ideia inicial era a publicação impressa, mas eles divulgaram seus textos também em rede social, o que me soou bem bacana. De repente, alguém se torna escritor, jornalista, cronista no futuro, por causa do sim e do encorajamento em divulgar suas produções.
Nao conhecia esse termo, mas na minha prática ja o realizo. Porem nao é simples. Sou professora de Artes Visuis e trabalhar as dimensoes da Arte em um tempo restrito da sala de aula nao favorece a pratica desse termo, por isso, realizo atividades conectadas com o espaço externo, permitindo alargar “minhas paredes”.