[Reflexão 1] Escolha um P

Penso que os 4Ps estão interligados, no entanto sem Paixão fica mais difícil de acontecer.

3 Likes

Pensar brincando; A aprendizagem é algo prazeroso, estimulante e desafiador. Desenvolver essa ideia nas crianças,demonstrar de forma lúdica, o quanto podem aprender . Oportunizar uma aprendizagem criativa buscando a equidade.

3 Likes

Nossa!!! Difícil de escolher apenas um, mas ficou com o Pensar brincando. Chamou muito atenção , já estou pensando que vou aprender várias coisas brincando ISSO É MUITO INTERESSANTE .

5 Likes

Adoro o 4 P’s , pois eles se complementam . Porém como professora de Educação Infantil , o pensar brincando é incrível.
Pois nas brincadeiras as crianças se manifestam , convivem , brincam , criam conflitos e resolvem seus conflitos .

3 Likes

Me encanta o pensar brincando, poder aprender enquanto se diverte é incrível. E ele deve estar no esino médio também, uma vez que a ludicidade , geralmente, é associada a criança.

3 Likes

Meu P favorito é o Pensar brincando.
Como professora da educação infantil, acredito que através do brincar a criança aprende muito pois ele proporciona um ambiente criativo e divertido.

3 Likes

O P que mais mais me interessa é sem dúvida o “P” de Paixão! Penso que a paixão é o que nos move, quando nos dedicamos a fazer algo de que gostamos, temos uma tendência maior a nos dedicarmos e finalizarmos. Acredito que com paixão pode-se alcançar ótimos resultados.

3 Likes

Para mim é difícil escolher um único P, mas se pudesse, escolheria 2, Paixão e Pares, paixão pois tudo que nos encanta, nos envolve é o que vale a pena, é que nós move.

Mas escolho o P de Pares, acredito muito no compartilhar, no interagir e integrar, através das trocas evoluímos tanto, nossas ideias são afloradas e podemos crescer juntos.
A criatividade também é um processo social e o compartilhamento e troca de conhecimentos nos enriquece. Quando temos um objetivo em comum, e trabalhamos por isso, alcançamos resultados surpreendentes.
E como diria Vygotsky, as interações são a base para que o indivíduo consiga compreender (por meio da internalização) as representações mentais de seu grupo social - aprendendo.

6 Likes

Mesmo estando em contato direto com a Aprendizagem Criativa a mais de 6 meses e convivendo diariamente com os termos, o que mais me chama atenção e em dúvida é certamente o Pensar Brincando, principalmente quando o conceito se choca com a teoria do método científico. Espero sanar essa dúvida durante o curso.

3 Likes

O pensar brincando me disperta um interesse maior nesse momento.

4 Likes

Projetos.
Eu sou apaixonada pelo trabalho com projetos, acredito que um projeto pode explorar os outros Ps de maneira efetiva. Um bom projeto traz sequência, organização, exploração de ideias, troca de informações, criatividade e oportuniza mudanças na aprendizagem,momentos em que o aluno seja protagonista de seu desenvolvimento, facilita a comunicação entre pares, contextualiza dando sentido ao que aprende .

3 Likes

Acredito que todos estão interligados, mas o trabalho em Pares chama mais a atenção, pois compartilhar, interagir e integrar são elementos muito importantes para a aprendizagem.

5 Likes

Escolho o P de projeto, apesar de gostar de todos… e de ficar aqui tentando escolher um para escrever sobre kkk
Escolho PROJETOS porque adoro planejar o que vou fazer, se gamificação, se robótica, se programação, enfim…sempre começo planejando o que pretendo fazer. Claro, nem sempre dá certo. Muitas vezes replanejo tudo, mas o princípio é por aí.

4 Likes

O P que mais me encanta, sem dúvida, é o pensar brincando. Aprender ao mesmo tempo em que me divirto. Existe algo mais maravilhoso do que isso?

4 Likes

Tarefa difícil escolher um P como mais interessante! Vou fugir dos mais votados por aqui e ressaltar o P de “Pares”. Acho ele fundamental pois remete à coletividade, trabalho em equipe e ajuda mútua. Não fazemos nada sozinhos.

4 Likes

Escolho Paixão também! Faço de suas palavras @Tamy , muito bem colocadas por sinal, as minhas!!! Quando temos paixão pelo que fazemos tudo flui!:heart:

3 Likes

“(…) desenvolvemos um conjunto de quatro princípios orientadores para ajudar os jovens a se desenvolverem como pensadores criativos: projetos, paixão, pares e pensar brincando. Resumidamente, acreditamos que a melhor maneira de cultivar a criatividade seja ajudando as pessoas a trabalharem em projetos baseados em suas paixões, em colaboração com pares e mantendo o espírito do pensar brincando.”

Esta frase de Mitchel Resnick, no livro “O jardim de Infância para a vida toda” foi uma das que mais me chamaram a atenção por resumir a proposta do LCL.

Meu maior interesse é pelos Projetos, pois, conforme mencionei no post sobre o objeto da infância desde sempre adoro pesquisar para descobrir o funcionamento das coisas, seja, desmontando, conversando, lendo ou assistindo vídeos.

4 Likes

O pensar brincando me atrai.
Onde novas idéias surgem a cada momento.
O lúdico é sempre muito atrativo.

7 Likes

Bom dia!
Todos os “P” são essenciais para a vida, mas creio que os pares são fundamentais para permitir ao indivíduo construir e reconstruir seus conhecimentos, dando qualidade ao seu modo de agir e pensar.
Abraços!

4 Likes

Meu “P” preferido é p de Paixão, porque aprender sobre ou por meio daquilo que nos interessa é muito mais significativo.

4 Likes