Os 4 “P”, são fantásticos. Criar oportunidades para que as crianças criem coisas novas, incentivando suas paixões, enfrentando desafios através de um processo social e não um esforço individual e sempre incentivando a ludicidade na aprendizagem. Todos me fascinam, mas o aprender brincando me encanta.
Certamente escolher um entre os 4Ps, não será uma tarefa fácil, pois acredito que eles se completam. Porém, observando algumas situações, ao longo dos anos, arrisco dizer que PARES, seria o meu P. Percebo que a aprendizagem se torna mais prazerosa e significativa, independente da faixa etária.
Escolha difícil!!! Porém, o P que mais me chamou a atenção foi o “P da PAIXÃO”. Acredito que quando somos apaixonados pelo que fazemos conseguimos colher bons frutos. “Paixão, sentimento intenso, capaz de alterar realidade, situações, comportamentos”.
Pensar brincando
Penso que cada P leva o outro. Mas acho que, diante os 4, fico com o pensar brincando. Pois é diante desse que as crianças se sentem mais seguras e confortáveis. Uma vez, que as mesmas adoram brincar o tempo todo, então por que não juntar os dois, e tornar a brincadeira, um lugar para aprender e conhecer conteúdos significativos?
Todos são interessantes, mas acredito que “Pensar Brincando” , seja o caminho mais agradável para os nossos educandos. Através das atividades lúdicas a aprendizagem se torno mais prazerosa e significativa.
Olá! Acredito no P da Paixão. Sentimento e emoção são fundamentais. Abraçosss
O Pensar Brincando é o que me chama a atenção.
Apesar que todos os outros também são importantes.
Também fico com o P de Play!
Adorei a frase que li na resposta de outro colegal: “Divertido não é o contrário de sério, divertido é o contrário de chato! (Alvaro Lajes)”
Eu me identifico, neste momento, mais com o P de Pares, pois vejo diariamente que os alunos aprendem melhor em pares, dialogando e questionando sobre os assuntos e temas propostos em sala. Ao trabalhar em pares, eles passam a sentir maior interesse pelo que aprendem, sendo que este processo permite que a criança se apaixone pelo assunto. Muitas vezes, a própria paixão que o colega tem por um assunto, contagia os demais alunos da sala. Quando um aprende a brincar, mostra aos demais como se faz, que aprendem melhor e mais rápido.
Dos quatro pilares da aprendizagem criativa , o que mais me interesso e está dentro de mim é a paixão , pois, sem afetividade fica muito difícil acontecer o aprendizado.
Olá!
Eu também me interesso muito pelo pensar brincando, pois acho que ele é o que primeiro perde o destaque no caminhar dos estudantes. Sou professora e atualmente trabalho com a formação inicial de professores. No curso superior, eles continuam trabalhando em pares, fazendo projetos e a escolha do curso se deu por uma paixão. Mas o desenvolvimento das atividades, passa a ficar muito sérias, e o “pensar brincando” acaba sendo deixado de lado.
Todos são ótimos, mas ainda fico com paixão,pois sou apaixonada por crianças o que me levou a tirar Pedagogia, como segunda graduação, já que havia primeiramente cursado Letras.
Acredito que todos os Ps complementam-se na promoção do processo criativo, mas o Play com a possibilidade de pensar brincando,explorando de forma lúdica a criatividade favorecem as interações e promovem novas experiências.
Boa tarde!
Numa escala de Ps kkk o que vem em primeiro lugar na minha opinião é o de Paixão. Quando temos paixão por aquilo que nos propomos a fazer, transmitimos esse sentimento aos envolvidos. No caso da aprendizagem principalmente, quando procuramos realizar o nosso trabalho com paixão os alunos também se apaixonam pelo prazer de aprender e assim tudo se torna possível.
Os quatro Ps são de suma importância para que aconteça a Aprendizagem criativa, mas me interessei mais pela P da Paixão, o ser humano se dedica muito mais quando é apaixonado por aquilo que faz!
Os quatro Ps me fascinam, é até difícil escolher um, mas o de Pares é bastante significativo pra mim. Eu fico encantada vendo o quanto as crianças evoluem ao discutir suas ideias com as outras crianças, o quanto é importante para elas poderem compartilhar e ouvir as ideias de seus colegas, depois aplicá-las juntos, testar, refletir.
Aprender nessa interação com os colegas é riquíssimo
@Andressa, acredito muito na aprendizagem por pares! Precisamos pensar também nos pares de profissionais que trabalham juntos (parcerias).
@Andressa Concordo plenamente! O quanto crescemos em bagagem quanto trocamos ideias e trabalhamos em pares…Aproveito para agradecer por nossos momentos de troca, que são riquíssimos e repleto de motivação! Abraços
@Laurasantos Também acredito na paixão! Você é a prova viva disso, ao ver o quanto você reflete paixão em seus dizeres e ações em nossos encontros