Que reflexão bacana! @telmaconti
Verdade, Márcia.
Brincar é aprender.
Legal, @AleVital ,
Sem falar que a gente analisa as brincadeiras e enquanto adultos podemos mediar para que o conhecimento se amplie gradativamente.
Que troca de ideias brilhante! Cada “P” de fato é importante. Pensando nos comentários vejo que o “P” de pares, principalmente nessa retomada de período pandêmico é de extrema valia para o desenvolvimento…
OI @CarolR ,
Acredito muito que a escuta e o diálogo são as ferramentas mais importantes neste processo.
Diálogo entre professores, entre professores e gestores, entre gestores e comunidade, entre professores e comunidade, entre professores - gestores e secretarias.
O trabalho é árduo, mas penso que o 1º passo para pensarmos na proximidade com a comunidade é pararmos para analisar a frequência no dia de reunião de pais e mestres.
Se a frequência é baixa já é um indicador que algo precisa ser repensado…
Não sei se mais alguém concorda.
Que legal encontrar você por aqui, Katia! @Katia
A gente adora as aulas movimentadas e atrativas para as crianças, não é mesmo!?
Dale P do Pensar Brincando!
@Meirielen ,
Com certeza escolher um P é difícil.
às vezes me pego a pensar que eles são indissociáveis, pois um complementa o outro, não é mesmo?
Entretanto esta escolha do P de Pares é realmente encantadora em todos os aspectos que você ressaltou.
@roacbertoni ,
Excelente contribuição.
Bom tê-la aqui conosco.
Legal, @FRANCIELI !
Bem colocado @luciene.aprendizagem ! De fato a importância de analisar a participação da comunidade é extremamente importante para criar estratégias que aproximem a ambos…
Oiiii @anafratta ,
Diversão é com a gente mesmo, não é mesmo!?
E que legal que você já está com uma ótima expectativa de aprender brincando!
Conte conosco!
Que reflexão legal, @samira.abdalla2022 !
É muito bom tê-la aqui conosco!
Será que além desses 4 “Ps” seria possível acrescentarmos outros “Ps” nessa partilha?
Partindo da ideia de criar…qual “P” vc acrescentaria?
@virginiaapsilvaadabo e aí volta a importância dos PARES, não é!?
Juntos é mais fácil e muito mais rico para criarmos estratégias.
Avante! :)
Boa Noite, @luciene.aprendizagem !
Sim é algo que também tenho pensado. Precisamos envolver mais as famílias na vida escolar de seus filhos.
O Pensar brincando é o P que mais me interessa. Nos últimos anos tudo evoluiu de uma maneira assustadora, e a sala de aula também precisa ser remodelada. Colocar os alunos como protagonistas do conhecimento desafiando-os a solucionar situações e colocando a mão-na-massa é o que eu acredito que vai cativá-los e estimulá-los a aprenderem e se desenvolverem!
Adoro todos os Ps, mas o P de paixão me encanta e meus alunos percebem isso, quando estou apaixonada por um assunto consigo encanta-los também.
Os quatro P’s são ótimos! Mas o que mais me chama a atenção é o P de paixão! Temos que ter paixão por tudo o que fazemos, criamos, sentimos, aprendemos, convivemos e até mesmo erramos…
Olá Pessoal
Entre os quatro P’s da Aprendizagem Criativa, o que mais me identifico até o momento é o P de Projetos.
Comecei a estudar mais sobre Aprendizagem Baseada em Projetos ainda na graduação trabalhando em um projeto de ensino de meteorologia e desde então me identifiquei com a metodologia.
Acredito que todo o percurso de um projeto, com planejamento, organização, com a oportunidade de atuar em diferentes papéis s e com todo potencial de se trabalhar diversos temas e habilidades é essencial para desenvolver cidadãos autônomos, hábeis a resolver problemas trabalhando em equipe e ocupando seu devido espaço na sociedade.