O “P” de pensar brincando, é o que eu acredito que pode fazer muita diferença para nossas crianças e jovens ao aprendermos de maneira lúdica, embora eu tenha dificuldade em me ver aplicando essa metodologia pois ainda estou bitolado ao modelo tradicional, principalmente ao que se refere a minha disciplina que é História, mas a mudança começa pelo primeiro passo que é sair da zona de conforto, por isso me desafiei ao começar a aprender sobre aprendizagem criativa, espero ampliar meus horizontes e dos meus alunos também.
De todos os Ps, a Paixão tem sido fundamental, pois ela motiva a continuar a pesquisar e a aprender.
Pensar Brincando, com Pares e fazendo Projetos com Paixão, seria o ideal. Como uma colega aqui bem disse, as palavras se complementam como uma rede, uma não vive sem a outra.
Difícil de escolher um dos 4 Ps pois gosto de todos. Vou escolher o P de Paixão pois os alunos tem liberdade para construírem o que desejam, se sentem motivados pois as atividades tem mais significados para eles.
Olá,
Na verdade tenho 2 Ps que me interessam mais e que norteiam minha vida profissional: Paixão e aprender brincando.
A paixão me motiva a querer aprender brincando! Aprender com vontade, leveza e fora da caixa!
Escolher apenas um é algo difícil, já que todos se complementam. Para mim, o mais importante é o “play”, o brincar, pensar brincando, porque quando nos divertimos fazendo algo, há uma possibilidade maior de engajamento seja o emocional, cognitivo ou o comportamental. E dessa forma é mais fácil poder se apaixonar, trabalhar em pares ou em grupos e com projetos que acharmos interessantes.
Vi que algumas pessoas colocaram a “paixão” como o mais importante, mas em alguns momentos da vida mesmo fazendo o que inicialmente amávamos, o fato de deixarmos não gostarmos mais daquele ambiente de trabalho, dos colegas pode impactar negativamente nessa “paixão”, por isso continuo achando que o fato de se divertir, brincar, pensar brincando é mais importante para mim.
Todos os P são maravilhosos, mas o pensar brincando é que mais nos identificamos, pois na escola de tempo integral temos muito a presença do lúdico.
Escolho o O de play porque acredito que acredito que a brincadeira é a melhor maneira de aprender, principalmente para aqueles que apresentam dificuldades.
Olá!Eu gosto muito de 2 … Paixão e Pensar brincando acho que são essenciais para se começar um trabalho.
A paixão pq vc precisa encantar e depois de mostrar e refletir vamos _pensar brincando para ver onde podemos chegar com o projeto que vamos elaborar.
Entendo que os “Ps” são engrenagens significativas para a criatividade.
Entretanto, meu interesse repousa sobre a PAIXÃO, pilar que propulsiona essa engrenagem e sustenta o processo da criatividade. Tempo, interação e resiliência são dependentes desse P, pois amplia significativamente a intensidade destes pontos.
Oi, gente!
Estou curtindo muito as reflexões de vocês sobre os Ps. A cada hora acho que foco em um P diferente. Neste momento, ando refletindo muito sobre o P de Pares, e como a colaboração entre os estudantes e professores está fazendo toda a diferença para um retorno as aulas presenciais de forma mais saudável e em consideração a todas as perdas e situações que todos vivemos de pandemia.
Como engajar nossa escola em atividades que oportunizem o nosso retorno e fortalecimento enquanto uma COMUNIDADE?
O P que mais me chama a atenção é o PROJETOS! Essa estrutura de pensamento possibilita que os outros Ps aconteçam quase que naturalmente!
Eu acredito que os 4 Ps são essenciais, entretanto o P da Paixão é fundamental para um engajamento verdadeiro, refletindo em uma busca constante para realizar a ação que se almeja. Claro que os 4 Ps são uma engrenagem e à medida que uma deixa de “funcionar” vai “sobrecarregar” as outras, mesmo assim acredito que a “Paixão” pode provocar grande inovações.
Também fiquei com o P da Paixão… Acredito que um projeto com Paixão pode proporcionar inovação.
@CarolR, O engajamento é fundamental para um processo educacional de qualidade, porém é uma das ações mais complexas devido aos diversos interesses e realidades das escolas. Boa pergunta…
O P que mais me interessou é o Pensar Brincando, a possibilidade de quebrar padrões, transformar em algo lúdico, experimentar e tentar coisas novas é o que mais me anima.
Nem sempre eu consigo fazer isso, pois sou muito levado a zona de conforto no meu pensamento, porém refletir sobre este P me incentivou a buscar mais esta prática
Sem dúvidas o “P” que mais me chama a atenção é a Paixão.
Na minha visão, ensinar é um ato de amor e empatia com o outro, quando as pessoas se apaixonam por algo elas se esforçam para poder contribuir, construindo assim formas diferentes de se ensinar.
O P’ que tenho buscado trabalhar é o P de paixão para minhas realizações como educadora e para os meus educandos tenho tentado implementar a aprendizagem em pares. Acredito muito na força da gestão do conhecimento dentro das corporações.
Como o time que tenho como público alvo é um time sênior a forma de transmitir o conhecimento é mais desafiadora! Pois, tenho que buscar sempre um ponto de equilíbrio para garantir o engajamento deste time!
Paixão! Tenho tentado ouvir mais as minhas paixões para aprender brincando.
Difícil escolher um P apenas…
Pensar brincando, pois creio na aprendizagem significativa.
Boa tarde!
Entre os "P"s os que mais acho importantes são Play e Peers são os que mais utilizo e considero essenciais.
Aprendemos com a vivencia de atividades, jogos e brincadeiras, assim tudo tem significado pois a criança é parte ativa no processo, participa de fato!
O trabalho com pares é muito importante pois juntos eles discutem, emitem sua opinião e junto com o colega chegam a uma conclusão. Esse processo também é ativo e construído pelos próprios alunos.