@FRANCIELI Que legal saber que você também colecionava! Eu tenho as pastas até hoje! E o quanto é prazeroso, amava escrever nos que estavam em duplicidade ![]()
@Andressa Agora eu sei de onde vem essa facilidade de comunicação!
Amei…
@Laurasantos como é gostoso relembrar né ![]()
@RitaFratini Me emocionei com sua fala sobre a interação com a família
Como esses momentos são significativos…eu lembrei de quando fazia, junto com minha mãe, poço com madeira e copinho de xarope…faia um buraco e colocava água pra ficar girando a madeirinha e tirar água do poço…![]()
@Eliana14 Li, como o brincar e as atividades Mão na Massa desenvolvem a criatividade e demais habilidades, né!? Você é a prova viva! Não posso deixar de falar o quanto de admiro né ![]()

O objeto que tenho lembrança na minha infância é o elástico, eu e meus amigos, os vizinhos nos reunia-mos a tarde depois da escola para pular elático, era um encontro encantador, passava-mos a tarde inteira brincando.
Tive uma infância sem brinquedos, meus brinquedos eram bonecas de milho, brincadeiras de rua, subir em árvores, descer montanhas de papelão, fui muito feliz na minha infância.
Meu objeto preferido da infância na verdade não era um objeto e sim o Futebol, a paixão da minha família pelo mesmo, fazia (e ainda faz) que os momentos de jogos sejam de união, entretenimento e muita diversão.
Que texto fantástico!!! Sempre gostei desde a infância de brincar de ser professora rsrs “dava aula” para as bonecas, para as crianças menores, fingia saber escrever mesmo quando ainda não sabia, brincava de fazer abaixo-assinado reivindicando algo e inventava várias assinaturas nas listas… também amava desenhar e criar histórias em quadrinhos onde eu virava personagem… então, o que posso dizer? Que o meu brincar com certeza influenciou e influencia até hoje a minha vida, pois além de ser professora, continuo a estudar constantemente sempre que tenho a oportunidade.
Meus objetos especiais da infância eram os pincéis, tintas, papéis, telas e tudo o que possibilitava a criação de desenhos e pinturas. Eu tive o primeiro contato com esse universo através da minha mãe, que na época estudava pintura em tela com tinta à óleo. Eu olhava para esses materiais como se fossem mágicos e me sentia muito atraída por eles. Na primeira vez que pintei um quadro sozinha já me senti totalmente confortável e familiarizada com a atividade e desde então, nunca parei de criar. Hoje sou designer gráfica e a arte é parte da minha rotina!!
definitivamente mágica nesses materiais @CarolPiva
definitely magic in those materials
![]()
Lembro como se fosse hoje , minha Barbie motorizada.
Gente ela era linda , de um cheiro único, andava somente à pilha em cima de uma moto. Foi meu primeiro brinquedo com pilhas. Era encantada pela sua liberdade e expressão.
Hoje o que busco é isso .
Minha liberdade de pensamento, expressão, movimento e paixao pela educação
Lendo o texto e relembrando o que me chamava a atenção na minha infância eram carros. Gostava de brincar de carrinho, fazer estradas na terra no cimento, colocando os sinais horizontais na estrada feita na calçada. Lembro também de guardar o nome dos carros. Hoje, uma das minhas paixões é dirigir, gosto de viajar, admiro e observo as paisagens nas estradas e sempre sonho que estou dirigindo.
@Evaldo meu irmão e eu costumávamos brincar com carros assim juntos, então nos identificamos muito com isso também ![]()
my brother and i used to play with cars like this together, so relate to this so much too ![]()