LCL

[Semana 2 Reflexão] Como Você Facilita Projetos?

Na sala de aula tenho dado suporte tecnico e de reconhecimento de “conteudos” que os alunos estão trabalhando. Desafios que tive: os alunos nao estao acostumados a planejar seus proprios projetos esperando que o professor diga o que devem fazer, pesquisar e etc. Dei a eles aulas livres onde pudesses folhear os livros didáticos de artes ou ciências de todos os anos possíveis para que eles procurassem aquilo que eles gostassem. Minhas duvidas sobre aprendizagem criativa talvez seja a mesma dos alunos. Será que não estariam muito “soltos” em seus projetos? E será que no espaço maker posso trabalhar de forma realmente critica questoes da area de humanas, como racismo, LGBTfobia, e outros preconceitos e bulling (assuntos que vejo serem tratados mais com textos e bastante leitura)

Eu desenvolvo muitos projetos com alunos. o principal muitas vezes parte do conteúdo que está sendo trabalhado, e a pergunta que faço, vocês alunos tem alguma idéia ou proposta para modificarmos esta realidade? ou o que você gostaria de fazer? vamos tentar?
e assim damos início, onde toda sugestão dada pelos alunos são testadas, muitas vezes eu intercedo e forneço propostas, se acatadas vamos em frente.
Outras vezes aparecem oportunidades, convites para alguma ação e passo nas salas e vejo quem tem interesse, e ai começamos uma nova idéia
outras oportunidades que surgem são a partir da FEITEC (feira tecnocultural da minha escola, como sou eu a coordenadora, tenho acesso a todos trabalhos, os que se destacam ou o que os alunos demonstram se empenhar, comprometer, e realmente seguir em frente, eu os convido para ir mais longe, e assim vai
já ganhamos premios no FICIENCIAS, INNOVA CITTIES, FECIPRODI.
no passado na decada de 90 eu ganhei junto com alunos, particiapção em congresso de ecologia e meio ambiente ( internacional), já ganhei premio na FEBRATEC e MOSTRATEC, além do premio João Reis.