LCL

[Semana 1 Reflexão] Escolha um P!

Que atividade difícil! Ficarei com o P de Paixão, pois é o que me encantou nos outros 3 Ps. A paixão desperta ideias de projetos ou é despertada diante de projetos interessantes. Pensar brincando é fruto também do exercício da paixão, assim como os Pares, os trios e todos os agrupamentos se sustentam a longo prazo com mais facilidade se há uma dose de paixão permeando essas relações.

Olá pessoal

É bem difícil pensar em único P, pois para mim eles estão bastantes interligados, um leva ao outro (quase sempre). Mas no esforço de escolher, acredito que a Paixão é o que mais me move em propostas, projetos e atividades dentro da aprendizagem criativa. Gosto também de oferecer condições para que os alunos se envolvam e se “apaixonem” por aquilo que é proposto, mesmo que não seja tão livremente. Isso faz toda a diferença e o desenvolvimento flui.
Abraços
Verônica

Oi Ariane
Realmente o pensar colaborativo está interligado a projetos de sucessos. A parceria garante o crescimento mútuo e a qualificação cada vez maior daquilo que se produz.
Mas não é fácil para algumas pessoas, não é verdade?
Abraços
Verônica

O que mais me identifico desde a infância é o P de pensar brincando. Eu ficava horas e horas desenhando, montando brinquedos e projetando o que eu iria montar. Até hoje, se me pedirem para fazer uma diagramação de um banner ( sou amador nessa arte) ou fazer alguma gambiarra, gasto o meu tempo com o maior prazer. Aí vocês poderiam pensar por que raios o meu P não é paixão, já que eu faço essas coisas porque gosto. Acho que essa paixão ocorre pois fui muito estimulado na infância a pensar brincando, portanto, muitas paixões podem estar ocultas por falta de estímulo.

Difícil escolher apenas um P, né?

Paixão!!! De suma importância para que qualquer atividade possa dar certo, a paixão é tudo…

Meu P favorito no momento é PROJETOS! Trabalhei durante 4 anos em uma escola de projetos! Foi incrível transformar meu cérebro de professora para esse tipo de trabalho, pois é isso que acontece: aprender investigando e desenvolvendo projetos muda a nossa forma de pensar e de fazer relações. Acho que PROJETOS mistura os outros Ps.

com crianças perto parece que nosso botão de surpresa é acionado.É incrível ver o processo de descoberta delas. revigora

Concordo @veronicagsantos. Paixão é gasolina. Ou melhor…é energia solar pra ser mais sustentável.

Olá pessoal,
A paixão me moveu até aqui. A paixão sempre me fez dedicar muito até esgotar minhas forças.A paixão sempre me aguçou a curiosidade para descobrir coisas e tentar formas diferentes.
Não sei fazer nada sem paixão…fico bloqueada rsrs

Me interesso mais pelo P de paixão. Todos se complementam, mas não consigo fazer nada se não estiver imbuído de um sentimento forte o bastante que possa ser qualificado como paixão. Um misto de emoção e fé na vida guiam meus passos.

Paixão
Sou movido pela paixão de mudar o mundo, pelo menos uma pequena parte dela. Sem paixão a vida fica chata, e rapidamente perdemos a motivação de fazer o melhor possível com o que temos a disposição.

Na verdade todos são importantes para o processo da aprendizagem, entretanto o que tem um maior significado para mim são os PROJETOS, neles pensamos, elaboramos, estudamos, construímos, reconstruímos e realizamos a aprendizagem na prática, o conhecimento entra pelos “poros” a vivência possibilita a criar sempre através desta proposta de por em prática o que fora aprendido. Entendo o projeto como o motivo para a ação.

Ola Monica. Concordo com sua colocação sobre o C de causa. Para não fugir dos Ps, podemos substituir por Propósito. :grinning:

Os 4Ps são significativos para mim porque quando pensamos em aprender brincando, chamamos os amigos para trocar ideias e inventar soluções divertidas e criativa capazes de nos dar força para encarar os desafios de física, matemática, química, biológica e história como se fosse um jogo.Os projetos que surgem desta interação lúdica são o meio que utilizamos para transformar estas ideias em realidade.

Parcerias ou Pares

Acho que o “P” do compartilhamento é o essencial para o momento que vivemos. Não há como pensar em conhecimento e criatividade sem criar uma via de dois sentidos, “ouvir e ser ouvido”.

Paixão é o tempero da vida e se puder temperar a escola e a educação, o sabor de ensinar e aprender ficará muuuuito melhor!

Também fico com a Paixão. Além de tudo é tema de poema e inspiração para cantores sertanejos.

Até agora fomos só nós dois nessa escolha hein Sandro? rsrs
Que possamos nos “ouvir” no decorrer do curso!
Abs

Pensar brincando: porque o brincar traz a tona os interesses e afinidades pessoais e o que é pensado e construindo de forma lúdica flui espontaneamente e legitimamente, o que traz engajamento, vontade e prazer.
"Longa vida ao Jardim de Infância!! "

Todos sem dúvida, o que percebo é que Paixão é que tem me tocado mais nos últimos tempos.
Não importa a idade dos meus pequenos, sejam eles de 8, 30 ou 80 anos, é isto que procuro despertar neles e mostrar a eles…