LCL

[Semana 1 Reflexão] Escolha um P!

Esta semana, vamos refletir sobre as idéias centrais da aprendizagem criativa, brincando com os 4 Ps.

Adoraríamos saber: Por qual dos 4 Ps (Projetos, Paixão, Pares e Pensar brincando) você se interessa mais? Por quê?

Escolha um dos Ps e responda a esta mensagem nos contando por que ele é importante para você.

Caso queira, também fique à vontade para participar ou iniciar outras conversas que lhe ajudem a refletir sobre esta semana.

Estamos curiosos para conhecer as suas ideias!
Equipe LCL

[Week 1 Reflection] Pick a P!
[Week 1 Reflection] Pick a P!

Pensar brincando…
Pensando no que ouvi no Scratch Brasil, em relação ao Jardim de Infância, ao brincar, estabelece-se tantas conexões e estratégias para chegar a uma satisfação pessoal, ou mesmo coletiva, que o pensar brincando é o que mais me atrai.

Paixão!
A paixão, por ser importantíssima no interesse das pessoas. Imagine só, você ter que realizar algo que não gosta? Deixar que a pessoa escolha uma área que realmente gosta é importante demais para ter um resultado excelente e fazer com que ela não se sinta obrigada a fazer, mas que tenha interesse e vontade própria de correr atrás de respostas e concluir o que se deseja.

Pensar brincando - O ato de brincar é uma maneira de simularmos as infinitas situações complexas da vida.
Neste processo de simulação precisamos pensar para termos a possibilidade de experimentar a próximas possibilidades de nossa brincadeira.
Sendo assim, o sujeito tem de assumir uma atitude proativa e tem de interagir com o objeto da brincadeira e também com os possíveis sujeitos que se façam presentes na brincadeira.

Ótima Jornada Criativa a Tod*s

Paixão é o que motiva qualquer pessoa mesmo sem remuneração ou recursos de ponta.

Também escolho a paixão! Desde a primeira vez que tive acesso a um computador tenho descoberto um mundo de possibilidades para uma educação muito mais significativa. Quantas vezes me perco no tempo pesquisando ou construindo algo do meu interesse? Quando se tem paixão não existe obstáculo que nos segure. Como professores penso que, quando apaixonados pela aprendizagem, somos capazes de “contaminar” todos nossos estudantes.

Que difícil escolher um P :rofl::rofl::rofl::rofl: mas acredito que aprender de forma lúdica ainda é a melhor saída. Aprender brincando, nem se vê o tempo passar… tudo faz sentido porque o lúdico inebria a consciência e abre as possibilidades da percepção.

Pensar brincando

Boa tarde,

Projetos. A partir dele tudo de desenvolve!

A vida cotidiana nos obriga a fazer tantas coisas que não gostamos. Se existe a opção de aprender por “paixão”, sem dúvida, escolho essa.

Acho difícil escolher um P mais importante. Para mim que trabalho com tecnologia e robótica vivenciamos os 4Ps o tempo todo. Mas acho que o mais motiva os alunos é o Pensar Brincando.
No meio da brincadeira surgem as situações-problema que os fazem refletir sobre outras possibilidades de construção, programação, etc. Se não resolverem, não conseguem avançar na brincadeira, então o erro não é tido como um problema ou punição, mas sim como uma oportunidade de construção e aprendizagem.

Paixão! O encantamento pela aprendizagem! A aprendizagem se torna muito mais significativa quando tem paixão envolvida. O interesse dos alunos, os seus olhos brilhando quando a proposta é interessante e a vontade de dar o seu melhor, quando a atividade cotidiana encanta. Nada melhor que ver o sorriso dos alunos quando estão aprendendo com paixão!

Paixão! É o que mais me encanta e que precisamos buscar sempre quando trabalhamos com as crianças. Se conseguirmos despertar isto, o caminho já esta pavimentado. Ontem em uma atividade com crianças conversei com as professoras sobre os 4 Ps e coloquei ênfase na Paixão. Enviei a elas hoje um e-mail sobre o curso, sobre a rede e voltei a falar sobre os 4Ps. Sobre paixão, coloquei:
Paixão: Coloque paixão nas atividades! Descubra o que fascina as crianças e coloque nas atividades. Terá um envolvimento surpreendente delas!

Pensar e Brincando…
Através do ato de brincar, podemos desenvolver o que pensamos. O brincar é uma ferramenta de grande valia para o desenvolvimento da aprendizagem, pois, o lúdico pode ser muito mais marcante do que simplesmente ouvir ou observar. Na brincadeira podemos interagir com os pares e com objetos de aprendizagem e falando do pensar, no brincar posso testar meus pensamentos.

Paixão!!
Sem paixão pelo que fazemos, sem paixão pela vida não existe aprendizagem.
Preciso “tocar” meu aluno, despertar nele a paixão para aprender. Como fazer? Isso é uma tentativa diária. Para mim, ser professora é aprender, ensinar, re-aprender, desafiar, transformar e acima de tudo acreditar que é possível.

Concordo. Os projetos também ajudam a mobilizar as pessoas!

Paixão, sem dúvidas. Já fiz muita coisa sem paixão e não colhi bons resultados.

Parceria.
O trabalho colaborativo, o compartilhamento, a socialização são pilares para que os sujeitos se apropriem, ressignifiquem conhecimentos, ideias, produzam, entre outros.

Projeto. Um bom projeto, simple ou ambicioso, grande ou pequeno, é o começo da jornada. É muito importante. Os outros P’s virão com o projeto correto.

Paixão! O coração, a inteireza, estar presente, entusiasmo…paixão.
Buscar o que move seu conhecimento, o que faz você vibrar e se interessar por algo.