LCL

[Reflexão 2] - Pensando sobre Projetos

Pense sobre o vídeo, leituras, atividades ou discussões desta semana.

O que é uma ideia, citação, pergunta, palavra…
que você tenha achado intrigante, provocativa, inspiradora…
e como você pode relacionar ela a um aprendiz, educador, designer, ser humano…?

Escolha seu caminho de reflexão, e compartilhe seus pensamentos respondendo a este post!

[Wk 2 Reflection] Thinking about Projects

Eu gosto muito da frase de Paulo Freire que diz: "A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria” e acredito que este pensamento valorize a inspiração, o aprender brincando das crianças, do experimentar. É possível relacionar com essa ideia da aprendizagem criativa.

Olá Pessoal,
tem uma frase que gosto muito pq me toca realmente:
Não seja sempre o mesmo, mas seja você mesmo.
Acho que a gente deve estar sempre aberto para mudanças, buscando melhorias, mas que não devemos deixar de ser quem a gente é realmente. Não perder a nossa essência enquanto estamos procurando mudanças.
Penso isso por estar buscando melhorar a minha prática em sala de aula para alcançar os alunos que a cada dia parecem mais dispersos. Tenho visto professores imitando outros professores ou agindo como crianças “retardados” para convencer os alunos a prestarem atenção e acredito que a mudança não é desta forma. Você não precisa deixar de ser quem você é. É preciso mais simplicidade, verdade, coerência e respeito com você mesmo.

Gosto muito de utilizar citações como provocação inicial nas formações que faço com professores, como por exemplo, essa: “A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é preparação para a vida, é a própria vida.” John Dewey. Essa citação se relaciona com o educador que é estimulado a refletir sobre seu papel na vida do aluno e sobre o processo de ensino e aprendizagem, principalmente no que se refere às metodologias ativas, pois evidencia que educação não é preparação para a vida, mas sim a própria vida acontecendo… Essa citação tem muito em comum com este curso, pois pensa em um trabalho onde o aluno seja protagonista da construção de seu conhecimento de forma mais estimulante e sensível.

“As pessoas que se arriscam. Que Fazem. Que Criam coisas. Elas são os alunos X”.
Todo o trabalho que desenvolvo com pesquisa, extensão e ensino tem como um norte a formação de alunos X. Futuramente serão as pessoas que fazem a diferença no mundo.

Refletindo sobre o tema da semana, destaco do texto que a programação é uma forma de fluência e expressão, desenvolvendo o pensamento, a sua voz e a sua identidade.
Destaco um pensamento de Paulo Freire: “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua construção.” Possibilidades que nos professores devemos proporcionar aos nossos alunos, utilizando todos os recursos disponíveis para garantir uma aprendizagem significativa.
Cristina

Penso que nunca devemos estar satisfeitos com o que sabemos ou conhecemos. É sempre preciso buscar mais, aperfeiçoar… Buscar sempre um passo à frente. Gostei da ideia do espiral e acredito que tenha muito em comum com a ideia de estar em constante busca de novas ideias. Assim, como professora, me vejo na obrigação de instigar meus alunos a fazer o mesmo. Valorizar o que já sabemos para buscar novos horizontes e avançar cada vez mais.

A palavra “projeto” para mim é a mais inspiradora. As ideias transformam-se em projetos que podemos partilhar com outras pessoas para experimentar e depois aperfeiçoar. Num projeto a criatividade é impulsionada pelo prazer de fazer algo que motive essa ação. Os alunos constroem e reconstroem os seus conhecimentos. Quando lhes é possibilitada a oportunidade de criar algo que vá diretamente ao encontro dos seus interesses, os alunos empenham-se mais e aprendem sem associar essa situação a esforço desagradável.

Uma ideia ou citação é um evento que revela a partida da uma nova trajetória de descoberta e aprendizagem, eu tenho achado muito inspiradora a palavra do​ ex-presidente ​Obama​ quando ​disse:​ ​"Foram​ ​as​ ​pessoas​ ​que​ ​se​ ​arriscaram,​ ​que fizeram,​ ​que​ ​criaram​ ​coisas​ ​—​ ​algumas​ ​reconhecidas,​ ​mas​ ​normalmente​ ​homens​ ​e​ ​mulheres​ ​cujo trabalho​ ​normalmente​ ​é​ ​deixado​ ​nas​ ​sombras​ ​—​ ​que​ ​nos​ ​carregaram​ ​no​ ​longo​ ​e​ ​tortuoso caminho​ ​em​ ​direção​ ​à​ ​prosperidade​ ​e​ ​à​ ​liberdade."

Eu relaciono a citação aos meus alunos “aprendizes”, não entendo que apenas os que são destaque em notas são merecedores de atenção, o “todo”, no ambiente escolar na minha visão e entendimento são o reflexo da situação atual que pode ser boa, ou pode ser a parte de um processo em direção ao que esperamos que seja o “bom”, ou o “melhor” em nossas expectativas de carreira e vida.

Gosto muito desta imagem e citação:

Foto: Max Dupain

Quem alcançou em alguma medida a liberdade da razão, não pode se sentir mais que um andarilho sobre a Terra — e não um viajante que se dirige a uma meta final: pois esta não existe. Mas ele observará e terá olhos abertos para tudo quanto realmente sucede no mundo; por isso não pode atrelar o coração com muita firmeza a nada em particular; nele deve existir algo de errante, que tenha alegria na mudança e na passagem.

– Nietzsche, Humano, Demasiado Humano, §638.

O percurso é muito importante, as experiências do caminho. Nos projetos é importante testar, avaliar as interações e desdobramentos com os principais envolvidos. Os erros são bem-vindos para encontrar as soluções que realmente proponham mudanças significativas.

Eu gosto muito da frase do Papert: “O tipo de conhecimento que as crianças mais precisam é o conhecimento que as ajudará a conseguir mais conhecimento”.

Se conseguirmos ajudar as crianças (ou qquer pessoa) a conseguir este conhecimento, o “serviço” foi feito! :slight_smile:

E vejo na aprendizagem criativa isto, uma forma de ensinar as crianças a como conseguirem mais conhecimento.

Como boa Piagetiana que sou, gosto muito da frase de Piaget que diz que “a principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe”.
Penso que não será através dessa pedagogia diretiva, que encontra-se presente em quase todas as escolas de nosso país, que conseguiremos preparar nossos jovens para serem sujeitos capazes de inventar e inovar. Vejo na Aprendizagem Criativa uma possibilidade de mudança de paradigma que trará de volta o gosto pela aprender e pelo ensinar.

Uma frase que marca minha vida e meu trabalho é: “Seja a mudança que você quer ver no mundo” (Mahatma Gandhi), pois a partir dela movimento-me e busco o melhor ao meu redor.

Eu quero desaprender para aprender de novo.
Raspar as tintas com que me pintaram.
Desencaixotar emoções, recuperar sentidos.
[Rubem Alves]
Sou uma grande admiradora de Rubens Alves, suas palavras me inspiram a estar sempre disponível para aprender. Acredito que o querer aprender faz parte da nossa vida e é um dos grandes desafios da contemporaneidade. Além disso, estar aberto à espiral da aprendizagem nos faz mais capazes de acreditar nas pessoas e na transformação para um mundo melhor.

É muito interessante ver este diálogo entre Paulo Freire e Seymour Papert. Assim como quem aprende a ler precisa conhecer papel social da leitura e da escrita, quem aprende um conceito precisa entender como ele é aplicado e como se chegou até ele. Mesmo que os estímulo seja externo, a aprendizagem ocorre de dentro para fora.

Algo que sempre senti na escola, principalmente a partir da 5º série, foi a falta de propósito no que eu e meus colegas estávamos apreendendo. E foi seguindo a trilha deixada por Seymour Papert e Paulo Freire que acabei chegando na ideia poderosa da Aprendizagem Criativa.

Eu considero que trabalhar com projetos seja uma ótima forma de sacar e aplicar todo o conhecimento que a educação bancária vem poupando ao longo do tempo.

Palavras são sementes, são fragmentos. São formas de expressarmos ideias, de fazermos com que elas se espalhem e encontrem solos férteis onde possam germinar e dar origem a novas ideias.

Crédito da tirinha: WillTirando

“Vejo cada dificuldade como uma nova oportunidade de me motivar e continuar lutando. Obrigado aos desafios por me fazerem crescer e evoluir” por Reinaldo Luz Santos.

Desde que estava na graduação me vi, em diferentes contextos e situações sobre a importância de continuar seguindo em frente. E é isso o que eu tento passar para os meus estudantes, a importância de continuar tentando, se esforçando, rumo ao crescimento.

Dentro do contexto da educação teve uma frase que me inspirou a humildade e o olhar necessário pra atividade de docência que foi: “Não é sobre fazer o aprendizado acontecer, e sim sobre permitir que ele aconteça” - Sugata Mitra.

Quando li em um outro contexto sobre os quatro pilares da educação, segundo UNESCO: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser e que estas devem ser competências a nortear a educação do futuro, faço um link com tudo que venho lendo e percebo que sim, quando ponho em ação estes pilares, coloco o aluno como protagonista um aprendiz ativo. A programação tem este papel, faz do aluno um ser que aprende a fazer. Não um mero espectador.

Boa tarde

“Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.” Paulo Freire

Gostei muito dessa frase que motiva-nos a trabalhar uns com os outros para aprendermos sempre mais.

Abraços,