LCL

[Reflexão 1] Escolha um P!

Olá!!! Escolheria o P de paixão porque ela que nos move, ela que nos dá energia para criar e abraçar projetos e enfrentar os desafios que os acompanham.

O de P de Paixão, pois não existe nada melhor que você se entregar de corpo e alma aquilo que realmente gosta.

O P de pensar brincando é sobretudo uma maneira leve e informal de lidar com conhecimentos novos, facilita o desenvolvimento de habilidades e produz sensações e descobertas importantes para a aprendizagem dos seres humanos. Para mim faz toda diferença quando se procura motivação para realizar algo.

P de paixão por tudo que faço, principalmente quando incentivo meus alunos a desenvolverem projetos

Interesso-me mais pelo pensar brincando, porque me encanto ao ver os alunos ali, conversando, confabulando, testando hipóteses e aprendendo…

Meu interesse maior é o P de Play (pensar brincando), viajar na maionese e deixar a imaginação fluir. Sempre fui muito podada e tudo que falava devia ser milimetricamente pensado, pois sempre havia criticas. Hoje brinco muito com tudo e procuro não ligar para os que não levam uma vida leve.
Meu Projeto de Paixão é estar em Pares e poder brincar com os Pensamentos!!!

Todos os quatro Ps são importantes para haver aprendizagem, mas escolho o P de Paixão, pois em qualquer situação, tanto no trabalho e até em casa, no simples preparo de uma comida, se não houver a paixão pelo que estiver fazendo, não vai ter o mesmo resultado.

Não sei se seria o preferido, mas o que estou mais intrigado por agora é o P de paixão, pois estou convencido de que o aprendizado é um processo em grande maioria emocional e em menor parte racional, e gostaria muito de entender como motivar meus alunos a vencerem a barreira das experiencias negativas anteriores que envenenaram sua paixão por aprender.

Escolho o P de paixão. Muitas vezes é minha paixão que me motiva a tudo na vida e que acaba contagiando as pessoas ao meu redor.

Paixão, acredito que é o início de tudo. Daí nascem os projetos, os pares e o brincar com os pensamentos.
Concordo com @Half_Santos o emocional tem um peso muito grande, o seu estado pode transformar alunos.

Adorei!!!

Meu primeiro P é de PAIXÃO, pois tudo o que fazemos com paixão fica melhor, traz realização e felicidade! Ter paixão pelo que se faz deixa tudo mais leve e prazeroso. E sempre tento contagiar os meus alunos com essa paixão!

Definitivamente eu me interesso mais pelos projetos. Adoro trabalhar em projetos que me digam algo, que me desafiem. Talvez por isso eu comecei fazendo projetos online na plataforma eTwinning para criar ideias, aprender e trabalhar com professores de outros países. É muito bom partilhar ideias e conhecimentos e implementar com os nossos alunos. E é uma alegria ver como as crianças ficam empolgadas de participar nas atividades dos projetos eTwinning porque a sala de aula se torna um lugar internacional de partilha. Uma coisa é certa, projeto está ligado à paixão porque sem ela não haveria projeto. Sem pares o projeto perderia o impacto da partilha e logo o impulso para continuar quando às vezes poderia estar perdendo o gás. O aspeto lúdico é que faz com que tudo se harmonize sem cansar de trabalhar e por isso se diz no meu país (Portugal) que “Quem trabalha por gosto não se cansa”. Numa escola ter crianças felizes, empolgadas com o que estão fazendo é o melhor que se pode ter.

Boa tarde

Acredito que todos os 4 P’s são importantes para que ocorra aprendizagem criativa, no entanto penso que a paixão é o ponto de partida para que todas as etapas da aprendizagem criativa aconteçam. É preciso que a pessoa tenha vontade/paixão de aprender a partir de determinado projeto/assunto.
O foco de tudo precisa partir de uma paixão do sujeito.

Abraços a todos,
Geslaine

O P que elenco prioritariamente é o P da PAIXÃO. A paixão pode ser traduzida por “Amor intenso, “Afeto” , “Amor, apego”, 'Ardor” , “Arrebatamento”, “Atração” , “Chama”, “Desejo” , “Emoção” , “Entusiasmo”, “Fascínio”, “Gosto”, “Interesse”, “Preferência” etc. Esses sentimentos que nos tocam quando ficamos encantados e nos propusemos a fazer algo que acreditamos e investimos como forma de vida. E ensinar e aprender passa por ai: paixão de querer tornar a vida e nossa profissão de professor a melhor possível. Diante desse desejo os demais " P" surgem e nos desafiam ao aprendizado significativo.

Escolho o P de Projetos, pois um projeto bem organizado pode envolver todos os outros Ps. É possível desenvolver um projeto com paixão, aprendendo com os pares e pensando. Acredito que os Ps também ocorrem de forma espiral ao longo de um Projeto e as descobertas e o produto final colaboram para que todos ocorram ao mesmo tempo.

Meu P favorito é o de Paixão! A paixão faz com que os pares construam projetos e pensem brincando. Ser apaixonado por tudo que fazemos nos motiva e encanta!

Bom dia!
Eu não consigo analisar quais dos 4Ps são mais importantes na minha prática docente, pois se faltar um deles a aprendizagem criativa ficará falha.

Os 4 Ps são importantes, um complementa o outro, ao meu ver são interligados,necessitamos dos 4Ps para desenvolver uma atividade que faça a diferença para os nossos alunos. Como temos que escolher um, escolho a Paixão, que seria o motor precursor da aprendizagem criativa.
Abraços,
Cristina

Amo todos os Ps!!!
Mas a Paixão é meu ponto fraco. Sou professora da Educação Infantil e amo muito o que faço! Fico muito feliz em pensar que o “Jardim de Infância” foi inspiração para algo tão especial. Ainda resta esperança de que o nosso trabalho , ainda tão desvalorizado, alcance a valorização que merece!

É difícil escolher! Mas penso que neste momento, após passar quase um ano vivenciando atividades de aprendizagem criativa no ambiente de trabalho, o P escolhido é o de Projetos: onde podemos desenvolver nossas ideias, buscar soluções para os desafios, pensar, repensar, refletir etc.