LCL

|Atividade 3| Faça algo com o Scratch!

Nesta semana nós convidamos você a explorar o Scratch fazendo um projeto sobre algo ou alguém com o que/quem você se importa. Por exemplo, pode ser uma animação sobre um de seus hobbies, livros, ou lugares favoritos, ou video games tendo como personagem seu animal de estimação, ou um cartão de felicitações para alguém que você ama…

Garanta o compartilhamento do seu projeto no Scratch e adicione o mesmo ao Studio LCL Scratch. Após, responda a ete post compartilhando um link para o seu projeto, uma descrição curta e uma reflexão sobre o seu processo.

Aqui estão algumas questões norteadoras: O que motivou você a criar este projeto? Você pode descrever um momento de alegria ou frustração? O que o ajudou a persistir em mediante os desafios?

Se você é novo no Scratch, veja alguns recursos para começar. Se você ficar emperrado, ou você precisar de ajuda em seu projeto, pergunte no fórum ou em nosso canal do Slack.

Divirta-se (muito)!

OBS: Nós sugerimos que você explore o Scratch, mas sinta-se livre para usar qualquer outro meio. Afinal, é a semana da paixão!

unlisted #2

listed #3

Eu amo poesia e as poesias de Emily Dickinson são muito reflexivas. Acho que ela se encontrava na escrita e eu me encontro muito nessas leituras…

I’m nobody, by Emily Dickinson

Boa noite, Pessoal!

Eu criei este jogo na semana passada, mas não tenho muito conhecimento.  Mas, de uma coisa eu tenho certeza, eu tenho muita paixão por tudo que faço. Então! Este jogo foi feito com o ator de uma revista em quadrinhos, muito querida. Quando adolescente eu  gostava muito de ler este tipo de revista e me sobrava muito tempo na época> Foi um momento de voltar no tempo e reviver uma aventura, na chuva, com a Mônica. 
         Quanto aos questionamentos... Momento de alegria... Mudar a fantasia do ator e fazer a Mônica mexer as perninhas. Caracas! Muito legal!!!! Frustração... Ainda não sei como fazer ela ganhar o jogo ou informar que ela ganhou. Acho que terei que colocar um tempo! Se em um determinado tempo ela não conseguiu se livrar de uma quantidade de gotas ela vence.  Mais ou menos, assim... Estou pensando...
        O que me ajudou a persistir... o prazer em vencer os obstáculos. Adoro me senti desafiada quando estou fazendo algo que eu gosto...algo do meu interesse, como diz Mitchel. 

Um abraço,
Cleia Nogueira

Olá Pessoal,

Esqueci de compartilhar o link do meu projeto!!! Vejam abaixo:

Muito legal, Cleia! Confesso que meu instinto jogador me fazer querer “pegar” as gotas de água ao invés de fugir delas, acabei com uma pontuação super negativa na primeira vez que testei. :joy:

Pessoal para quem ainda não fez o projeto no Scratch e quiser participar de um workshop experimental ao vivo amanhã com o pessoal do MIT, fica o convite:

"Olá Aprendizes Criativos!

Você quer participar de um (super experimental) Workshop Online de Scratch para Educadores no Unhangout?

O workshop é aberto a todos, Scratchers experientes ou pessoas que nunca usaram o Scratch antes!
Se você está interessado, junte-se a nós nesta sexta-feira (amanhã!) das 16h até 17h (Horário de Boston)

https://unhangout.media.mit.edu/event/scratch/

Avise se você tiver qualquer dúvida!
Esperamos vê-lo lá!"

Pois é Carol!

Eu preciso pensar em como fazer com esta pontuação. Quero arrumar um tempo para aprender a usar o cronômetro.  Acho que pensei em colocar a Mônica correndo da chuva, porque aqui no DF está chovendo muito e estou muito gripada. Neste caso, eu tenho que fugir da chuva!!!!
            Obrigada por seu retorno.

Um abraço,
Cleia Nogueira

Meu projeto da atividade 2 deu origem a este Scratch. meu 1º projeto!
O que motivou você a criar este projeto?
Ele faz parte de uma didática de aprendizagem sobre o Sistema Solar, para uma turma do 2º ano do ensino básico. O que mais gostei é como o scratch começo a crescer. O próximo passo é adicionar audios com as vozes das crianças sobre as descobertas de cada planeta.

Você pode descrever um momento de alegria ou frustração?
Cada frustração trouxe uma alegria após a descoberta de como fazer. A cabeça começou a pensar diferente e o projeto fluiu muito bem.

O que o ajudou a persistir em mediante os desafios?
Ver que ele ficava bem, que poderia ser compartilhado, que vai ser usado pelas crianças, que eles vão ajudar na criação e crecimento.

Desenvolvi atividade 3, Faça algo com o Scracth, relembrando e melhorando um jogo que fiz em um curso sobre Scratch no Fablab do Centro Cultural São Paulo, foi um curso bem gratificante e prazeroso de fazer, aprendi vários recursos.
Tive algumas dúvidas e obstáculos, mas consegui pesquisar e aprender um pouco mais do Scracth.

O Scratch é ótimo para propor desafios para os alunos.

Esse joguinho foi criado para diversão com meu filho, nossa motivação para criar o projeto foi registrar uma situação marcante do último passeio dele no zoológico que aconteceu essa semana. Foi um momento de grande alegria e queremos juntos melhorar algumas coisas para a raposinha “amiga” dele.

Criei esse projeto no fim do semestre passado para introduzir aos alunos como uma animação poderia ser criada de uma maneira simples, até então, os estudantes estavam habituados apenas com o desenvolvimento de jogos.

Foi muito interessante observar o interesse deles e a atenção que eles deram para o desenvolvimento das animações. Outro ponto bacana foi a resiliência que muitos mostraram principalmente nos ajustes de tempo de fala/ação.

Atualmente, muitos deles querem desenvolver nos projetos jogos interativos que unam, além da jogabilidade, a animação.

estou aprendendo a mexer, tem comandos que ainda demoro um pouco principalmente quando quero colocar frases e movimento.
a temática? amo astronomia
eu fico alegre quando faço uma atividade assim
sempre fui persistente, só me faltou tempo esta semana para me dedicar mais.

[](http://)
Hello. My name is Maria. I am a primary teacher. I did a small project with scratch.

Olá
Meu nome é Maria. Sou professora primária. Eu fiz um minúsculo projecto com o Scratch e estou feliz.
Deixo o link.
https://scratch.mit.edu/projects/256992243/

O meu projeto com o Scratch é sobre os números primos. Fui motivada a criar este jogo para futuramente fazer com os meus alunos joguem com o Knect.
Não sei se deu certo a parte do ranking, vou descobrir quando outros jogarem; portanto, caso não tenha dado certo, gostaria de ajuda.

Ficou muito bacana seu game! Se a ideia é começar com uma pontuação e ir perdendo pontoa a medida que as gotas tocam a monica, quando esta pontuação chegasse em zero poderia encerrar o jogo e dizer quantos segundos o jogador conseguiu ficar fugindo da chuva. O que acha do desafio de implantar isto? Se emperrar em algum ponto, conte com minha ajuda!

Como coloquei no outro post seu sobre este projeto, achei FANTÁSTICO!!! Houve participação dos alunos na criação? Como foi feito para descobrir o angulo que cada planeta deveria virar?
PARABÉNS!

Muito Bacana! Lembra muito um que fiz recentemente no curso com o Luan. Vou compartilhar aqui com vcs tb!