LCL

[Atividade 2 ] - Faça algo!

Oi pessoal, meu projeto ainda está em processo de construção, mas abaixo segue a foto da mão 3D!

É uma parte do projeto que vou trabalhar mais, eu tive a ideia pesquisando na internet maneiras de ajudar o próximo. As restrições estão surgindo mas estou buscando caminhos para superar esse desafio. Está ficando legal!

Tenho estudado bastante a respeito de documentação pedagógica e de formas de comunicar esse trabalho, então quis modificar a maneira de apresentar a produção das minhas crianças para suas famílias. Como gosto de trabalhar com papel, estou fazendo um livro para presenteá-los no fim deste ano. A cada sequência didática desenvolvida ou atividade que tenha sido significativa para as crianças eu faço uma página do livro. Imprimo fotos, transcrevo falas e destaco os desenhos das crianças para dar vida ao trabalho, adiciono alguns detalhes (delicadezas que me encantam) e assim tenho me sentido muito feliz com meu projeto…

O que eu fiz essa semana que trouxe para compartilhar foi algo que gosto muito de fazer no trabalho: fazer gravações de áudio e participar das produções da equipe (mesmo não entendendo muita coisa do assunto). Sou professora de Matemática e pouquíssimas vezes entrei em um estúdio e acho um máximo gravar: desafiador e divertido!

Fiz a gravação de um áudio para uma produção de diálogos de animação. Um colega me convidou para participar e topei! O desafio que encontrei foi escolher a fala que ia fazer. Escolhi uma que se identificava muito comigo: idosa baixinha e simpática (só retirar o idosa, haha).

Olá pessoal! O projeto que eu fiz nessa semana foi uma Simulação de Física no Scratch, sobre o estudo de Queda Livre. Na verdade, esse projeto foi uma atividade que meu professor solicitou na semana passada. Então, com essa proposta, passei algumas horinhas pensando em como fazer o simulador. O desafio que eu encontrei foi como fazer as marcações da bolinha no decorrer do tempo, como fazer gráficos e como adicionar váriaveis (que era algo que eu não sabia como funcionava até um tempo atrás). Apesar de ter tido pouco tempo pra fazer o projeto, estou pensando em melhorá-lo. O meu objetivo é fazer com que esse simulador permita a escolha da posição inicial da bolinha e que possa montar um gráfico do deslocamento, velocidade e aceleração. :woman_teacher:t2: :heart:

Adorei, Sil! Coincidentemente, hoje fiz gravações de áudio para animação também. Ao contrário do teu projeto, eu não tinha um personagem a quem dublar, mas tinha que narrar cenas em uma forma de diálogo com a audiência. Foi desafiador e muito divertido fazer algo totalmente fora da minha caixinha. :smile:

Parabéns pela ideia e iniciativa, Aline! Além de ser uma forma bem diferente de documentação, é um super presente pra as famílias.

Um dos propósitos da modelagem e impressão 3D que mais me encantam são as próteses. Parabéns pela iniciativa!

Legal ver imagens do que tanto nos relatas nos Unhangouts, Vinicius. Parabéns pelo teu trabalho com essas crianças lindas!

Que orgulho! Já vejo o Scratch Day Campo Bom em outro nível em 2019, hein! Espero que no ano que vem possamos nos encontrar no RS e fazer encontros formativos para trocar essas experiências e fortalecermos ainda mais as atividades em aprendizagem criativa com nossos alunos. :smiley:

Adoro a computação desplugada com desenhos em pixels! Conheço uma aluna da UFPel, no Brasil, que faz essa atividade com crianças e é muito legal!

Muito legal, Flávio! Outro dia quando falei sobre projetos que o pessoal tirou da “lista de espera” durante o curso, lembrava da atitude de vocês. :slight_smile:

Obrigada Carol pelas palavras de incentivo, pois se não fosse por ti, jamais teria participado da primeira conferência brasileira.
Sim, espero podermos cada vez mais compartilharmos experiências e aprendizagens.
Um abração

*Como você teve esta ideia?
Comecei com um projeto de aprendizagem sobre o sistema solar para uma turma do 2º ano do ensino básico. Organizei slides, videos, imagens, atividades no pátio para criar um modelo do Sistema Solar, desafios grupais, muita coisa legal. E como a proposta aqui era criar uma coisa que nos desafie, tentei começar com o Scratch. E agora não posso parar!!!
A espiral esta rolando e o projeto vai crescendo!

Qual foi o desafio que você encontrou?
Não tinha ideia de como usar o scratch. A minha única experiencia em programação foi aos 9 anos com LOGO. Depois algum tempo com Macromedia Flash.
Amei o intuitivo da plataforma e a rede d compartilhamento que ajuda a que você possa construir seu conhecimento.

O que você faria se tivesse mais tempo para trabalhar no projeto?
O melhor do Scratch é que você pode ir melhorando o projeto ele não fica fechado. Assim que agora faço uma pausa para compartilhar mas quero sim adicionar mais interações. Minha filha de 8anos foi a usuária que testou o funcionamento. Ela já quer escutar e conhecer mais sobre cada planeta. Então vou tentar com a Profe que eles gravem audios para poder inserir suas descobertas com suas vozes.

Como as sugestões e dicas influenciaram a forma como você abordou a atividade?
Reconheci que a facilidade do aprendizado foi criando o projeto, cada desafio me levou a uma busca e procura nas redes maravilhosas de pessoas que compartilham suas experiencias.
Reconheci a espiral de criação nas miles de vezes que tentei com os blocos criar o que estava querendo fazer.

Bom, aqui tem o link:

Acabei de criar meu 1º projeto no scratch e vejo isso, que maravilha!! Parabéns!!!

Levei para a sala a torre de macarrão, tinha realizado recentemente como participante e gostei muito do desafio. Foi muito interessante observar o modo que os estudantes encararam a proposta. Quando realizei, confesso que tive certa dificuldade de articular junto com o meu grupo sobre a forma ideal de montar a estrutura, mas foi bem interessante o resultado.

Ceci, FANTÁSTICO!!! Ficou muito bacana!!! Fiquei curioso com uma coisa: como chegaram no cálculo dos graus que cada planeta deveria virar para fechar a circunferência certinho? Os alunos participaram da criação do programa no Scratch?

Oi Anne, muito legal seu projeto!!! Ja esta compartilhado? Passe o link para “brincarmos” com ele aqui tb!Parabéns!

Olá Flavio! Obrigada, que bom que você gostou. A verdade dos cálculos foi a prova - erro , não achei na minha cabeça a fórmula para resolver isso. Amaria que alguém me explique o que fiz. Eu peguei a ideia em outro projeto de avançar alguns passos e virar um pouquinho. Aí entendi como criar o movimento circular. Depois caminhei pela tela toda até achar os ângulos certos. 5% inspiração 95% de suor hehehehe. Quando cheguei a Netuno, não entendo bem porquê ele não fazia o círculo. Acho que quando sai do cenário ele vã colado reto. (hipóteses). Então ficou sua órbita colada em Urano. Foi minha primeira experiencia com Scratch, muitas descobertas. Eu vou apresentar Scratch para a turma do 2º ano semana que vem. Vamos gravar os áudios das suas descobertas de cada planeta. Eles vão participar na sonorização por enquanto. :smiley:

Adorei o seu projeto. É simplesmente maravilhoso.

Obrigada María! que bom que gostou, fico feliz. Já estou amando criar scratchs tem muitas possibilidades.
Eu achava que era só para jogos. :rofl:
:hugs:
Um abraço!