LCL

[Atividade 2 ] - Faça algo!

Sejam bem vindos à semana de projetos!

Nesta semana convidamos você a… fazer algo!

As possibilidades são inúmeras… e isso pode ser indimidador! Então aqui estão algumas sugestões para você iniciar:

Você pode fazer algo:

• muito grande, muito pequeno, verde, doce, barulhento, incomum…
  • em sua cozinha, em um espaço maker, lá fora…
  • com papel, com madeira, com o Scratch…
  • para você, para alguma outra pessoa, para trabalhar, para se divertir…

Pode ser algo que você faça somente para esta semana, ou a parte de um projeto maior no qual você gostaria de trabalhar.

Quando você estiver pronto, responda a este post para compartilhar seu projeto (foto, link, descrição) e uma reflexão sobre seu processo.

Enquanto você reflete sobre o processo, eis algumas dicas que você pode considerar:
*Como você teve esta ideia? Qual foi o desafio que você encontrou? O que você faria se tivesse mais tempo para trabalhar no projeto? Como as sugestões e dicas influenciaram a forma como você abordou a atividade?

Estamos empolgados para ver o que você irá fazer nesta semana, e como você irá fazer!

Time LCL

[Wk 2 - Activity] Make Something!

Olá Pessoal,
a alguns meses atrás tive a ideia de tentar fazer um colar mexicano de miçangas, mas com o tempo curto estou sempre adiando… Depois desta proposta decidi tentar fazer. Segue abaixo a foto de algo parecido.
Mãos na massa!!!

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTyf-0lo_ncgWoP4ADBa5tv8TdO7EewSTWKO0YUWlaH83NWrYtcYQ

Difícil escolher apenas um pra compartilhar, estou sempre iniciando algo, infelizmente concluir é outra estoria rsrs, mas vou compartilhar um que iniciei este ano e que está me ajudando a lutar contra a procrastinação que é um blog no Instagram @tdah.art em que posto minhas artes virtuais com mensagens.

Adoro fazer crochê! Foi algo que eu aprendi quando criança ainda porque minha irmã, 17 anos mais velha do que eu, se incomodava com o fato de eu brincar sempre sozinha, estar sempre no meu canto. Então ela quis fazer algo comigo, e me ensinou crochê. Além da memória afetiva de fazer crochê com ela, eu sempre gostei muito da disciplina dos pontos, da resiliência que você cria para continuar um trabalho (que eu chamo de PROJETO), e da criatividade de produzir algo do zero. Então eu vi uma foto de um gatinho e decidi fazer um igual, e o resultado foi esse:

Objetivo: expor as construções (Lego NXT) dos meus alunos em um mural.
Desafio: não usar impressão/papel pois o tema tinha relação com sustentabilidade.
…depois de algumas possibilidades…
Saída: amarrei os robôs com linha de nylon em um perfil de alumínio (fixado no suporte do mural).
Em relação a impressão/papel, construí um suporte de iPad com as próprias peças do Lego NXT e coloquei um iBook com as fotos e descrição dos projetos.
Resultado: comentários positivos, ficou algo diferente e chamou a atenção de quem passava.
48

Olá!

Na minha escola trabalhamos também com “Escola de Floresta” e resolvi criar umas caixas de natureza, que acabaram virando algo maior que chamamos “Campos de Experiência”.
Peguei umas gavetas que encontrei na rua e pintei, lixei e fiz uns pés nelas! Essa foi minha atividade “maker”… :slight_smile:

Quando estava na sala de aula como professora de inglês na rede estadual de ensino (estou fora há 7 anos), gostava muito de utilizar com meus alunos o movie maker para criar vídeos. Criamos vários vídeos de forma coletiva! Escolhíamos um tema e eles tinham que criar o filme… trabalhei de maneiras diferentes com cada classe adaptando a realidade de cada uma… mas no geral, eles tinham que criar um roteiro de filme, incluir legendas, encenar o “filme”, editar e divulgar como parte do processo avaliativo deles. (Mas essa avaliação era feita em processo, cada parte contava e eles iam me colocando a par do desenvolvimento através de relatórios orais ou escritos! Adorava criar com eles e ver o quanto eles aprendiam e se dedicavam ao trabalho.
Segue o link de um exemplo de trabalho feito…

Essa semana fiz uma aula de Ukulele e foi incrível! Pensei em fazer uma animação no Scratch com uma música tocada no Ukulele e percebi que me falta algum conhecimento de teoria musical para criar a música conforme imaginei. De qualquer maneira, criei uma animação com uma musiquinha bem mais simples. :grin:
Segue o link do meu projeto: https://scratch.mit.edu/projects/254070761/

Achei lindo o colar. Assim que o teu ficar pronto, manda a foto aqui. Shirley, que que te motivou a fazer um colar mexicano?

Que lindo Alice! Eu adoro crochê e tricô e penso que são atividades incríveis para desenvolver a criatividade. Amei o gatinho.

Ao longo da minha caminhada como professora desenvolvi alguns projetos interessantes em que os alunos foram protagonistas, seja como aluno repórter, como monitores de informática educativa ou como aluno. Trabalhei por 19 anos como professora orientadora de informática educativa, atendendo todas as turmas da escola, uma média de 620 alunos por ano.
Desafios? Vários…Mas consegui superar e apresentar as Tecnologias para os alunos do primeiro ao nono ano do ensino fundamental.
O último desafio foi trabalhar com Robótica, como ouvi recentemente de uma colega: “Você era louca, como trabalhar robótica com todos os alunos? Robótica é para trabalhar com um grupo pequeno.”
Trabalhei com todas as turmas, todos os alunos tiveram contato com os kits de robótica disponíveis (eram cinco), aprenderam a ligar um led em uma bateria, a fazer funcionar um motor com pilhas e a criar projetos usando os kits de robótica com leds, motores…
Foi muito gratificante ver a curiosidade e a descoberta dos alunos.

Bjs
Cristina

Parabéns Luzi!!
Ficou ótima sua atividade “maker”, os alunos participaram super concentrados e os espaços ficaram bem distribuídos.
As crianças devem ter adorado realizarem essa atividade.
Abraços,
Cristina

Hoje foi dia de Projeto!!! Reinstalar o som, um wi-fi descente e colocar as caixas de som no jardim! (estou para fazer desde que mudamos, ja faz pouco mais de 1 ano! rsrsr)

Principal reflexão: quando vc começa, não quer parar! A parte mais difícil para tirar uma ideia da cabeça e concretizar, é começar! Não precisa estar com tudo pronto, nem mesmo a ideia… dê o primeiro passo, e o resto vai saindo naturalmente!

Algumas fotos do dia…

colocando o filho para ajudar!

Pronto!

Tinha muita vontade de iniciar uma atividade de coding na escola usando papel. Pesquisei, apliquei e os alunos adoraram a novidade.

Juntamente com um dos alunos que é mais chegado na parte de robótica, criamos o projeto do transferidor no Scratch com arduino, do qual me orgulho muito.
Foi um desafio para ele, mas principalmente para mim, pois não tenho muita familiaridade com o arduino.02

Olá,

Gosto muito do Scratch, apesar de não saber mexer muito, então decidi dizer um oi por ele…
Espero que o vídeo abra :slight_smile:

https://drive.google.com/file/d/10vuDiJwjw7PTKfhqlvPzZqBZ-lm2Yh4y/view?usp=sharing

Oi Sharon! Ainda não está público, podes liberar o acesso ao arquivo? :slight_smile:

Tudo certo agora! :smiley:

Estou aqui por causa do projeto CS First do Google. Sou facilitador e criamos dois clubes de programação e estamos no terceiro. Nossos planos é montar um laboratório maker, ano que vem, numa escola rural, onde as opções de trabalho são bem restritas.

Nossas experiências (projetos) estão registradas neste site: https://csfirst.withgoogle.com/location/núcleo-tecnológico-municipal-de-taquara

Algumas fotos:

E meu projeto para um dos clubes está disponível em: https://scratch.mit.edu/projects/236805095/

Que lindo! Parabéns Shirley