LCL

[Atividade 1] Objetos da infância

Olá! Eu me lembro de ficar admirando o globo terrestre. Depois alguém me deu uma pequena bonequinha de “Hospedeira do ar” e eu adorava ela e queria ter essa profissão no futuro para poder viajar de avião por todo o mundo. Acabei sendo professora primária mas tenho desenvolvido projetos internacionais na plataforma eTwinning e o contacto com professores de outros países me tem dado grandes alegrias a mim e aos meus alunos. A minha sala de aula tem sempre uma janela aberta (computador) para as salas de aula dos colegas estrangeiros.

Boa tarde a todos!
Quando eu tinha uns seis anos, meus pais abriram uma empresa de transporte e adquiriram dois ônibus para fazer viagens. Com isso, tiveram que abrir um escritório pequeno na frente de casa para atender as pessoas e compraram uma máquina de escrever para emitir documentos como lista de passageiros, recibos, ofícios, dentre outros. Nesse sentido, posso dizer que o objeto de infância que mais influenciou na minha vida adulta foi essa máquina de escrever.
Eu brincava muito de escritório com minhas primas e adorava escrever documentos, bem como brincar de escola e de dar aula emitindo documentos na máquina de escrever.
Atualmente, tenho muito fluência para escrever e sou professora de Matemática. Infelizmente, minha família sempre foi muito pobre e necessitei trabalhar muito para conseguir melhorar de vida, me formar e conseguir passar em concursos públicos. Acabei deixando de lado esse meu hobby de escrever, pois não tenho muito tempo para ler e isso dificulta a melhora na escrita.
Com certeza, essa máquina de escrever foi muito importante para consolidar na prática a minha vontade de ser professora. Além disso, na 8ª série participei de um concurso de redação e fiquei em segundo lugar da região sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Não suporto erros de ortografia e acredito que isso também seja reflexo desse meu objeto de infância.

Abraços,

Geslaine Taís Wasem

image
Disponível em: https://search.mysearch.com/search?&apn_uid=F61F6D02-685C-400B-9212-823E9BF58AD4&b=ttb&ctype=pictures&doi=2018-10-03&enc=0&gct=ds&guid=F61F6D02-685C-400B-9212-823E9BF58AD4&p2=^CYV^prs002^B2BMS^en&page=1&q=máquina+de+escrever&si=IRS1840bbk0epo8acegik1tcabg&tpr=10&imgs=1p&filter=on&imgDetail=true.
Acesso em: 21 out. 2018

Boa tarde

Essa é a verdadeira máquina de escrever de minha infância. Minha mãe mandou uma foto dela, pois estava guardada. :slight_smile:

Oi Tais, quando estudava na 6ª série do Ensino Fundamental II, em uma escola pública, conheci o material dourado numa atividade. Foi maravilhoso. Em seguida tive a oportunidade de trabalhar em uma escola pública, na biblioteca, e sugeri aos demais professores para utilizarem esse recurso no ensino e aprendizagem das dezenas e centenas, nas medidas dos quadrados e cubos, nos problemas com números decimais e raiz quadrada, entre outras aplicações possíveis para esse material. Valeu pela lembrança.Abraços.

Oi Denise, acredita que aprendi o alfabeto, processo que muito colaborou em meu processo de leitura e escrita, com o mesmo papel de pão. Papai recortava um circulo em um pedaço de papel e ia mostrando as letras para eu ir falando que letra era. Desça forma eu ia falando e me apropriando das letras de forma não linear. Ajudou bastante meu processo de alfabetização. Não tinhamos jogos digitais, nem apps e iamos aprendendo conforme a nossa realidade mesmo. E valeu muito.

Verdade Viviane, tinha a brincadeira de pular elástico… Essa brincadeira era muito criativa mesmo e fácil de ficar horas brincando. Muito legal.

Muito legal Maria. Eu também amava o globo, mas nunca tive um. Eu tive um atlas geográfico grandão que eu ficava um bom tempo observando alguns lugares no mundo.

Que legal Geslaine. Tu deves olhar para a máquina e lembrar de muitos momentos com ela né?
Eu também brincava com uma máquina de escrever parecida com a tua, mas era do meu pai. Em 1996, eu acho, meu pai comprou uma olivetti eletrônica, e era incrível! Tinha uma fita que rasurava e nem aparecia o erro… Eu escrevia letras de músicas escondida, porque as fitas eram caras :grin::grin:

Escolhi essa imagem porque me remete a muitas lembranças.
Primeiro porque eu não comprava o caminhão de madeira, mas construía as peças com meu pai e depois montava. Sem perceber eu estava aprendendo muitos conceitos de geometria e simetria.
Por exemplo:
Não tínhamos uma serra circular, então meu pai me dava um quadrado de madeira e pedia para eu gastá-lo no chão até se tornar um círculo.
Lembro que para a parte de trás era necessário montar um retângulo, então lembro das faces opostas (lógico que não com esse termo), mas me lembro de ter que ter duas iguais.
Colocávamos a roda de madeira mas para prendê-la era necessário amassar uma tampinha de garrafa com um prego, nem me dava conta que isso servia para a roda não sair.
Meu pai estimulou demais minha infância com essas brincadeiras onde eu aprendia muito.
Hoje sou um professor de matemática.

O texto me fez lembrar do fascínio que sempre tive por máquinas de escrever… Aos 12 anos pedi para ser matriculada em um curso de datilografia… Amava abrir a tampa superior e observar o resultado de pressionar cada tecla, trocar a fita, realizar a limpeza e a troca da fita. Atualmente me presenteei com uma belezinha dessas! #Nostalgia

eu me lembrei que quando criança enquanto não via o que tinha dentro não sossegava kkkkkcomo é bom ver que tem mais pessoas que também fazia " arte".

Brinquei muito na minha infância, adorava brincar de boneca e fazer com caixa de sapato, o quarto, a cozinha…usa muito a imaginação e a criatividade, tinha uma boneca Suzi que tinha uma bicicleta, não tenho mais ela, de tanto brincar acabou estragando, achei uma imagem na Internet.
foto1 foto2

Abraços,
Cristina

Fique uns dias sem acessar, mas em respeito a essa pergunta, é demais a gente começar a tocar num ponto tão importante de nossas vidas, principalmente puxar algo de tão distante lá guardadinho na nossa memória.

Acho que a relação disso com a aprendizagem é nos mostrar que quando vivenciamos algo, e nos apaixonamos, aquilo nos marca de uma maneira que por mais que o tempo passe fica difícil não se lembrar.

Na minha infância não gostava de atividades físicas e preferia a tranquilidade dos meus “tesouros”… minha mãe sempre conta que desde muito pequena gostava de ficar fazendo “artes”, tinha um tapetinho de lã onde costumava trabalhar concentrada por horas e até hoje brincar com esses materiais me acalma. Sempre fui apaixonada por cola, tesoura e muito papel colorido!!

cola

Oi pessoal!
Um dos objetos que marcou minha infância foi o “Apollo” apolo
Nas viagens que fazia com meus pais, sempre ia jogando tetris no banco de trás. Penso que ele (e tantos outros jogos que pratiquei desde criança) me auxiliaram a trabalhar meu pensamento lógico (não que ele seja muito bom hoje em dia, rsrs), mas acho que foi fundamental para meu crescimento.

Máquina de escrever é tudo de bom!
Minha infância também foi marcada por este objeto maravilhoso, e, olha a coincidência, aos 12 anos a escola lançou a proposta de escrevermos um livro, e eu aproveitei para escrever um romance adolescente de 58 páginas. Na época muita gente já tinha computador, então eu ia toda noite na casa dos meus tios para passar o texto para o Word e trabalhar em uma capa. Depois tive ajuda de um amigo da minha mãe para formatar a digitação, e resultado: vendi muitas cópias do meu livro para amigos, familiares, professores e outras pessoas. R$5 reais cada um, e eu me senti uma super autora! :laughing:

Que lindo!

Podia compartilhar o livro aqui conosco!!! :slight_smile:

ADORARIA!!! Acreditam que não tenho cópia do livro? Na época não tive preocupação em salvar o digital, e acho que a minha versão impressa se perdeu em meio a mudanças, mas tenho amigos e familiares que ainda têm. Preciso pedir “emprestado”. :smile: