LCL

[Atividade 1] Objetos da infância

Na minha infância eu adorava jogos e um dos que eu mais jogava com meus irmãos e minha mãe era um de tabuleiro chamado moinho ou trilha.

O grau de dificuldade do jogo aumentava de acordo com o adversário. Acredito que o jogo de trilha me tornou uma pessoa atenta aos detalhes e ao outro, pois embora seja um jogo muito simples ele tem saídas espetaculares.
trilha

Uma agradável lembrança da minha infância, foi o dia em que ganhei e montei o Helicóptero do Falcon.

A criatividade fluía com a oportunidade cria e contar estórias usando o novo e fantástico brinquedo.

Nossa eu tive uma dessas, que lembrança boa!

15
Esse robozinho “Robô Ding Bo” da estrela me levou a entender sobre o que eu podia fazer com meus amigos e como contar as hisotrias que eu gostava de ouvir sobre astronautas, viagem para a Lua e como a vida seria no futuro. As lembranças daquele tempo foram meu motivador até para a escolha da profissão de engenheiro.

tv%20preto%20e%20branco%20antiga

O fato de meus pais, não terem condições de comprar uma TV, fez com que eu, parasse para expiá-la pela janela de um vizinho. Eu ficava encantada com a imagens.

Certa vez, demorei de chegar em casa depois da escola, pois estava assistindo TV pela janela do vizinho e minha mãe foi ao meu encontro. Muito zangada me deu uma surra.

No mesmo dia, arrependida por ter me batido, comprou uma TV preta e branco usada.
Em minhas brincadeiras, pegava uma caixa de papelão, abria o fundo e colava um papel manteiga. Colocava uma vela dentro da caixa e com as sombras dos dedos, contavas histórias para as crianças da rua. Meu pai destruiu o meu brinquedo, pois não queria ninguém na porta bagunçando…

Que bacana Elimu. Esse material estimulou muito a minha criatividade!

Esse pinos faziam parte de horas e horas de dedicação à criatividade na minha infância! Gostava de fazer naves espaciais, robôs e até cavaleiros do zodiaco hehe. Eles era a versão LEGO de baixo custo que meus pais podiam bancar eu agradeço muito a eles! Estimulou muito minha imaginação. Esses da foto são novos, pois afinal de contas crescer não precisa fazer com que a magia se perca! Bom curso a todos!!!

Olá,

Cada objeto em diferentes fases da infância, vamos ver:

1. Os ioiôs de refrigerantes, que febre nas escolas.
  2. A BMX Turbo com amortecedor foi o brinquedo mais caro que ganhei. Para receber, tive que escutar um discurso de meu pai, sobre: economia, prioridades, custo, benefício… Foi bem utilizada.
  3. As varetas, muito utilizado nos dias de chuva e com amigos.
  4. E o Genius foi muito divertido e ajudou na memorização.

Olha ele aí!

Meu objeto de infância eram bonecos de super-heróis, em especial um do Wolverine. Desde muito cedo sempre fui fascinado por aventuras e logo que comecei a ler, adorava os quadrinhos dos X-Men, pois achava (e fantasiava) como seria legal um universo em que haviam vários tipos de habilidades, e ainda mais em ter uma escola onde poderiam treinar e desenvolver seus dons especiais. Com isso passava horas brincando com meus bonecos e imaginando várias histórias. ^^

A bicicleta foi (e ainda é) para mim o objeto de entrada para saber melhor como as coisas funcionam. Pela seu tamanho adequado para uma criança, ínumeras peças e mecanismos abertos e a possibilidade de ser constantemente modificada e transformada, abriu minha percepção de sistema e inaugurou o uso de ferramentas (chaves, alicates, bombas). Nos dias de hoje, desenvolvi confiança e certo conhecimento para consertar, remendar e ajustar minha própria bicicleta nos caminho entre casa e trabalho. Além disso, sempre se pode aprender algo sobre novos acessórios, usos e possibilidades que diferentes bicicletas (cargueira, corrida, elétrica, triciciclo, BMX etc) permitem aos seus donos. AInda existem fóruns e reuniões ao vivo par compartilhar ideias e e soluções mecânicas e também marcar passeios para aproveitar o que se fez com a mão na massa para a bike.

fc

Acredito que o objeto que mais marcou minha infância foi a lousa e o giz que ganhei quando tinha por volta de 7 anos de idade. Sempre gostei de interpretar a professora nas brincadeiras e minha brincadeira preferida era “escolinha”… Esse objeto foi especial pois me guiou a ser o que sou hoje, segui o caminho da educação e apesar de estar fora da sala de aula, trabalho com educação, pois sempre soube da importância para a sociedade.

objeto%20de%20inf%C3%A2ncia

Uma amiga minha tinha um caleidoscópio e eu achava incrível! Ná época eu nem sabia o que era um fractal e nada sobre essa teoria, mas achava muito massa!

Pois é Flavio, eu acredito que sim. Eu sempre tive dificuldades com as formas tradicionais de aprendizado e teve um período que eu não sabia lidar com isso e muito menos minha família. Foi brincando que entendi que eu sabia fazer qualquer coisa que eu quisesse fazer. Entendi que algumas coisas eu ia demorar mais e outras menos e, com isso, passei a acreditar em mim.

Um objecto que marcou a minha infância foi o afiador de lápis, me lembro que estava no primeiro ano (primeira classe) do ensino primário quando a minha mãe notou a minha dificuldade em usar o afiador de lápis “comum” e ofereceu-me um idêntico ao da imagem e com muita facilidade passei a usar o afiador de lápis com muita facilidade podendo até afiar os lápis em diferentes pontas consoante a actividade que iria desenvolver (escrita ou desenho) o que aumentou em mim o gosto pela escrita e pelo desenho. Mais tarde movido pela curiosidade vi-me obrigado a desmontar o afiador para perceber como funcionava o mecanismo e para o meu azar nunca mais o consegui montar, mas como já havia percebido o princípio de funcionamento daquele afiador usava-o perfeitamente mesmo “incompleto”.

Bom dia, sobre um dos objetos em minha infância que trazia a felicidade e desenvolvia minha criatividade com certeza foram as bonecas de papel. Vesti-las trazia a vontade de criar os modelos em papel comum tipo folha de caderno e sacos que o pão vinha dentro. Assim pude desenhar, pintar, elaborar e deixar a imaginação fluir.
Isso claro depois de correr bem muito na rua, andar de bicicleta, pular corda com a garotada.

Muito obrigada.

boneca

[Semana 1 Atividade] Objetos da infância

Minhas bonequinhas de milho.
Quando se cresce numa área rural e com poucos recursos os objetos de infância, em especial os brinquedos, são aqueles disponíveis na natureza. Assim, somos levados a criar e imaginar nossos próprios objetos.
A bonequinha de milho não tem as roupinhas e os acessórios sofisticados. Mas, tem cabelo colorido, saias e laços de folhas e enfeites de flores e galhos.
O que isso influencia na forma em que pensamos ou aprendemos?
Em primeiro lugar destacaria que aprendemos a fazer o máximo que podemos com o que temos a partir de onde estamos.
Em seguida, buscar soluções criativas diante das dificuldades.
No entanto, isso não nos impede de buscar a melhoria das nossas condições de vida.
Hoje, apesar de poder comprar brinquedos modernos e carregados de tecnologia, não deixo de mostrar para o meu filho como podemos brincar com objetos simples, usando muita imaginação.
images

Um papel de pão, ou seja, hoje semelhante aos saquinhos de papel cinza que meu pai me ensinava as letras e os números, quando tinha 4 anos. Quando fui para o pré já conhecia todas as letras. Isso foi um incentivo para meus estudos.

Fiquei surpresa em saber que você gostava desse material. Sua professora deve ter sido muito boa em aproveitar esse recurso, pois muita gente acha o material chato!
Você lembra de alguma atividade que fazia com o Material Dourado?

Eu também adorava!!!